Medida considera a vacinação e melhora no cenário epidemiológico; uso segue obrigatório em ambientes fechados e no transporte público
O Governo do Estado de São Paulo anunciou que a partir do dia 11 de dezembro o uso de máscara não será mais obrigatório ao ar livre. A administração estadual destacou ainda que para áreas internas e áreas de transporte público, mesmo externas, a regra permanece, durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (24/11), no Palácio dos Bandeirantes.
O Governador João Doria (PSDB) anunciou também que o Estado vai promover uma ação vacinal de reforço por 10 dias. “De 1 a 10 de dezembro, nos 645 municípios do Estado de São Paulo, incentivaremos a população faltosa, seja quem não tomou a segunda dose ou quem precisa receber a dose de reforço, que faça nestes dias”, explicou o governador.
O Estado de São Paulo tem hoje 74,5% da população com esquema vacinal completo e deve ultrapassar, já nesta semana, a marca de 75%. São mais de 34,4 milhões de pessoas acima de 12 anos com a imunização completa, ou seja, com duas doses da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer, além da dose única da Janssen. Se considerada apenas a população adulta, o Estado tem hoje cerca de 93% das pessoas vacinadas.
O governador explicou ainda que os municípios poderão optar por dispensar o uso de máscara depois de 11 de dezembro, se assim acharem conveniente, mas antes da data as regras devem seguir o estabelecido pelo Estado.