Início Destaques Máscaras deixam de ser obrigatórias em locais abertos no Estado de São...

Máscaras deixam de ser obrigatórias em locais abertos no Estado de São Paulo

A partir desta quarta-feira (9/3), o Governo de São Paulo anunciou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do Estado. Em coletiva de imprensa, o governador João Doria (PSDB) explicou que o uso da proteção segue obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.

Para tomar a decisão, a administração estadual usou como base as análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo, que constatou uma queda de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês. Além disso, o Estado tem a maior cobertura vacinal do país, com 101 milhões de doses aplicadas e está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada.

Além do avanço da vacinação, o governo considerou a redução de casos e a baixa taxa de ocupação de leitos de UTI. “Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado de 37,6%. Nos últimos 30 dias, nós tivemos queda de 54% no número de casos, as internações caíram 76% e o número de óbitos foi 56% menor”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.

Outra medida divulgada nesta quarta foi a liberação de 100% de ocupação em estádios de futebol do Estado de São Paulo. A decisão vale também para eventos esportivos em geral, culturais e de lazer, desde que sejam realizados ao ar livre.

Para entrar em estádios, os torcedores deverão apresentar comprovante com esquema vacinal completo. Quem não tiver tomado todas as vacinas deve apresentar comprovante de pelo menos uma dose e apresentar um teste negativo com validade de 48h para os do tipo PCR ou 24h para os testes de antígeno.

Durante a coletiva, o governador informou ainda que, nas próximas duas semanas, o Comitê Científico deve analisar se será possível retirar a exigência do uso de máscaras em ambientes fechados. A decisão dependerá, segundo Doria, da queda contínua nos indicadores.