Início Notícias Ambiente Meio ambiente: áreas de preservação e de lazer em Paulínia, além dos...

Meio ambiente: áreas de preservação e de lazer em Paulínia, além dos rios que cortam a cidade

O município de Paulínia, localizado a uma distância de 118 km da Capital do estado de São Paulo, está inserido na Região Metropolitana de Campinas, uma das principais regiões econômicas e industriais do estado e do país. Possui uma extensão territorial de 138,82 km² e uma população estimada de 112 mil habitantes, com uma densidade demográfica de diagnóstico 592,17 hab/km e uma taxa de urbanização de 99,91%. Limita-se a nordeste com os municípios de Jaguariúna e Holambra, a noroeste com Cosmópolis, a sudoeste com Americana e Nova Odessa, a sul com Sumaré e a sudeste com Campinas. Atualmente apresenta áreas conurbadas com Sumaré (sudoeste), Cosmópolis (noroeste) e Campinas (sudeste).

Em relação à cobertura vegetal original do município, destacavam-se a floresta estacional semidecidual, o cerrado e os campos. De acordo com relatos de antigos moradores do município, já existiram matas cerradas, caça abundante e um rio de água limpas, com várias e numerosas espécies de peixes em Paulínia.

O Parque Ecológico Armando Müller, o Jardim Botânico Municipal “Adelelmo Piva Junior” e o Minipantanal são exemplos de áreas que mantêm vegetação nativa em Paulínia, e que são testemunhas de uma configuração do passado, mesmo após a ocorrência das diversas transformações ocorridas no município.

Mini Pantanal
Área de preservação com 32 km², às margens do rio Atibaia, abriga 122 espécies de animais e 135 espécies de aves. É utilizada como um laboratório para biólogos, estudantes e ecologistas. Pode-se passear de barco por ele. Localização: Parque da Represa. Passeios de Barco: sábados, domingos e feriados estão suspensos.

Parque Ecológico Armando Müller / Bosquinho
Área de preservação com 65 mil m² possui 79 espécies de mamíferos, 258 de aves e 61 de répteis; lagos e imensas árvores. Tem como porta de entrada uma Arca, conhecida como Arca de Noé, simbolizando o primeiro zoológico. Localização: Av. Getúlio Vargas, s/nº – Santa Cecília. Funcionamento: interditado desde 1994.

 

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO

Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior
Área de preservação de espécies de plantas nativas e exóticas aclimatadas no Brasil, com 86 mil m². Possui cerca de 1.200 espécies. Recebe alunos da rede municipal de ensino. Possui uma coleção de plantas aromáticas, condimentares e medicinais que são usadas pela população.
Localização: rodovia Roberto Moreira, 575, Vista Alegre.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8h às 11h e das 12h30 às 14h30.

 

RIOS

RIO ATIBAIA
O Rio Atibaia (manancial de água saudável) é um rio brasileiro do estado de São Paulo. Ele abrange 165 km, nasce em Bom Jesus dos Perdões, com vasão média de 31 m³/s e desagua no Rio Piracicaba, no município de Americana, tendo como principais afluentes os rios Cachoeira e Atibainha, compondo a bacia hidrográfica de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Na altura da cidade de Americana, logo após passar por Paulínia, encontra-se a Usina Hidrelétrica Salto Grande, formando a represa com mais de 8 km² de área inundada. Logo após a jusante da usina o rio Atibaia junta-se ao rio Jaguari para formar o Rio Piracicaba. Em certos trechos, o rio tem 20 metros de profundidade, 11 metros de largura, além de apresentar muitos sinais de poluição.

RIO JAGUARI
O rio Jaguari (rio das onças) é um curso de água que banha os estados de São Paulo e Minas Gerais, no Brasil. Ele abrange 4.213 km², nasce na Serra da Mantiqueira, com vasão média de 41 m³/s e desagua no Rio Piracicaba, no município de Americana, tendo como principal afluente o Rio Camanducaia.

Ao entrar em território paulista, o rio Jaguari é represado, sendo este um dos reservatórios integrantes do sistema produtor de água chamado Cantareira, construído para permitir a reversão de água da bacia do Piracicaba para a bacia do Alto Tietê, como reforço ao abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo. São revertidos aproximadamente 33 metros cúbicos por segundo, dos quais 31 metros cúbicos por segundo originados dos formadores do Piracicaba (Jaguari e Atibaia).

Ao juntar-se com o rio Atibaia, o Jaguari forma o rio Piracicaba, no município de Americana, no estado de São Paulo, seguindo até o município de Barra Bonita, também no estado de São Paulo, onde ocorre sua foz junto ao rio Tietê.

Por atravessar dois estados, o Jaguari é considerado um rio federal. Sua bacia abrange quatro municípios mineiros e quinze paulistas.

ÁREAS DE LAZER

Parque Zeca Malavazzi
Área de lazer com infraestrutura para piqueniques e passeios de pedalinhos pela lagoa. É utilizado para grandes eventos ou diariamente para caminhadas e prática de exercícios.
Localização: Rua Álvaro Ribeiro, s/nº, Jardim Itapuã.
Funcionamento: Diariamente das 7h às 19h.

Parque das Flores
Área de lazer com 10.350 m² de área possui uma lagoa represada propícia à pesca, pista para caminhadas e uma ciclovia.
Localização: Av. Brasília, Jardim Primavera.
Funcionamento: Diariamente.

Parque Brasil 500
Área de lazer com 2.2 milhões de m², criado em 1996, sedia o Centro Cultural, o Sambódromo, a Concha Acústica e o Pavilhão de Eventos.
Localização: Rodovia José Lozano de Araújo, quilômetro 2,5.