Início Notícias Ambiente Mico-leão-preto e patrimônio ambiental no Estado de São Paulo

Mico-leão-preto e patrimônio ambiental no Estado de São Paulo

Foto Paulo Gil – Zoológico de São Paulo

Os micos-leões-pretos já foram considerados extintos na natureza. Desde 2014 eles são considerados patrimônio ambiental do Estado por meio do Decreto 60.519/2014, da Assembleia Legislativa de São Paulo. Porém, desde o final do século passado eles entraram para o grupo de animais ameaçados de extinção. Uma das razões é que a população dessa espécie tem conseguido se reproduzir em cativeiro.

O decreto do Parlamento paulista também criou, inclusive, a Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Paulistas -Pró-Primatas Paulistas. O objetivo é evitar o desaparecimento das espécies primatas, combatendo o desmatamento e ressaltando a importância dos animais na literatura, na ciência, na cultura e no imaginário da população, com o compromisso do Estado de São Paulo em fazer cumprir a diversidade biológica.

O mico-leão-preto é uma das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do mundo. A espécie é endêmica, ou seja, ocorre apenas na porção oeste e sul do Estado de São Paulo, nos remanescentes de Mata Atlântica e de matas ciliares. A preservação dessas unidades florestais é fundamental para a sobrevivência desses animais no seu ambiente.

A bióloga Marlina Abonizio afirmou que é necessário ter uma maior valorização das espécies no Brasil. Ela defende a criação de um programa bem elaborado de educação ambiental, “para ampliar os conhecimentos da importância desses primatas, bem como para trazer maior sensibilidade das pessoas sobre o assunto”. “Além disso, poderia ocorrer a promoção de novas alternativas de desenvolvimento sustentável que valorizassem a natureza e a geração de renda para as comunidades locais”, disse.

Características

Os micos-leões-pretos são ótimos dispersores de sementes, auxiliando na manutenção das florestas locais onde vivem. Também participam no equilíbrio da teia alimentar local, pois além de frutos, se alimentam de invertebrados e pequenos vertebrados, como lagartixas, aves e pererecas, e tem como predadores naturais algumas aves de rapina, serpentes, iraras e felinos.

Eles vivem em grupos familiares de 2 a 8 indivíduos e se comunicam entre si, emitindo diversos tipos de vocalizações, tanto para os membros do próprio grupo, como de grupos vizinhos. Eles realizam suas atividades durante o dia e, à noite, se abrigam em ocos de árvores para dormir.

Os indivíduos adultos pesam cerca de 600 gramas. Têm o corpo coberto por uma pelagem longa, predominantemente preta, com exceção do dorso, que apresenta coloração alaranjada. Além da pelagem na cabeça, que se assemelha a uma juba de leão e que dá o nome popular da espécie.