sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioAmbienteMoradores da zona rural de Paulínia e Associação Mata Ciliar planejam projeto...

Moradores da zona rural de Paulínia e Associação Mata Ciliar planejam projeto de restauração florestal na área do Rio Jaguari

 

Membros da Associação Rio Jaguari, localizado no bairro Bonfim, equipe do Projeto De Olho nos Rios e representantes da Refinaria de Paulínia (Replan), se reuniram para discutir e planejar o projeto de restauração florestal na área do Rio Jaguari.

A proposta é trabalhar com plantio de árvores nativas em uma área de grande importância para a recarga hídrica da região, que também contribuirá para formar um corredor de biodiversidade.

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.

Por atravessar dois estados, o Jaguari é considerado um rio federal. Sua bacia abrange quatro municípios mineiros e quinze paulistas. Com 4.213 km² de área da bacia, o Rio Jaguari nasce na Serra da Mantiqueira e deságua no Rio Piracicaba, no município de Americana, tendo como afluente principal o Rio Camanducaia.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.