Dispositivos para despejo de entulho não estão mais disponíveis nos locais de costume. Prefeitura informa que houve remanejamento. Confira os novos endereços
Desde o início do mês de setembro, os moradores do Monte Alegre II e Jardim Flamboyant, conhecido como “Nosso Teto”, estão sem saber o que fazer com entulhos e restos de materiais de construção. Isso porque as caçambas disponíveis para este fim foram retiradas do local de costume e não houve reposição.
As áreas que abrigavam as caçambas foram limpas e isoladas e há placas orientado os moradores sobre a proibição de depositar lixo no local. “Fui levar no local certo, onde sempre teve caçamba. Mas, cadê? Simplesmente não existe mais aqui no Monte Alegre. Percorri por tudo aqui e não achei uma. Tive que deixar tudo na calçada mesmo”, disse o morador do Monte Alegre II, Edivaldo Faria.
Na opinião de Ivone Laurencino Vicente, do Nosso Teto, o problema da retirada de caçambas vai além. Ela está preocupada com a proliferação de roedores e animais peçonhentos que são atraídos pelo entulho que começa a acumular no bairro. “O povo não tem onde jogar e deixa na calçada. Ficaria tudo bem se o serviço de retirada fosse rápido, mas não é. Demora semanas e semanas para virem limpar e enquanto isso, aparecem ratos, aranhas e até escorpião. Isso é um problema de saúde pública”.
A Prefeitura de Paulínia informou que as caçambas foram remanejadas de lugar. Ao todo, a população conta com 150 unidades que ficam disponíveis em pontos estratégicos do município, porém, nos bairros citados não houve reposição: moradores do Monte Alegre II encontram o dispositivo no Monte Alegre I e os residentes do Nosso Teto podem utilizar as caçambas disponíveis no Monte Alegre III. (Confira abaixo os endereços).
A Prefeitura ressalta ainda a importância do uso consciente dos dispositivos, que só devem receber o despejo de entulho e restos de materiais de construção. Para demais resíduos domésticos orgânicos ou recicláveis, a Prefeitura mantém os contentores para separação, também distribuídos em pontos estratégicos da cidade.