quinta-feira, junho 20, 2024
InícioCidadesMoradores reclamam da retirada das caçambas no Monte Alegre, Parque dos Servidores...

Moradores reclamam da retirada das caçambas no Monte Alegre, Parque dos Servidores e Jardim Flamboyant

Dispositivos para despejo de entulho não estão mais disponíveis nos locais de costume. Prefeitura informa que houve remanejamento. Confira os novos endereços

No Monte Alegre II, na Avenida dos Trabalhadores, que dá acesso ao bairro Parque da Represa, o local onde as caçambas ficavam disponíveis foi limpo de isolado

Desde o início do mês de setembro, os moradores do Monte Alegre II e Jardim Flamboyant, conhecido como “Nosso Teto”, estão sem saber o que fazer com entulhos e restos de materiais de construção. Isso porque as caçambas disponíveis para este fim foram retiradas do local de costume e não houve reposição.

As áreas que abrigavam as caçambas foram limpas e isoladas e há placas orientado os moradores sobre a proibição de depositar lixo no local. “Fui levar no local certo, onde sempre teve caçamba. Mas, cadê? Simplesmente não existe mais aqui no Monte Alegre. Percorri por tudo aqui e não achei uma. Tive que deixar tudo na calçada mesmo”, disse o morador do Monte Alegre II, Edivaldo Faria.

Na opinião de Ivone Laurencino Vicente, do Nosso Teto, o problema da retirada de caçambas vai além. Ela está preocupada com a proliferação de roedores e animais peçonhentos que são atraídos pelo entulho que começa a acumular no bairro. “O povo não tem onde jogar e deixa na calçada. Ficaria tudo bem se o serviço de retirada fosse rápido, mas não é. Demora semanas e semanas para virem limpar e enquanto isso, aparecem ratos, aranhas e até escorpião. Isso é um problema de saúde pública”.

A Prefeitura de Paulínia informou que as caçambas foram remanejadas de lugar. Ao todo, a população conta com 150 unidades que ficam disponíveis em pontos estratégicos do município, porém, nos bairros citados não houve reposição: moradores do Monte Alegre II encontram o dispositivo no Monte Alegre I e os residentes do Nosso Teto podem utilizar as caçambas disponíveis no Monte Alegre III. (Confira abaixo os endereços).

A Prefeitura ressalta ainda a importância do uso consciente dos dispositivos, que só devem receber o despejo de entulho e restos de materiais de construção. Para demais resíduos domésticos orgânicos ou recicláveis, a Prefeitura mantém os contentores para separação, também distribuídos em pontos estratégicos da cidade.

As 6 caçambas ficavam na Estrada Municipal PLN-370, no bairro Parque dos Servidores
A PLN-160, que da acesso ao bairro Monte Alegre III e Jardim Flamboyant, está interditada há mais de 2 meses, com placas de sinalização, além de ser área de preservação ambiental