Início Sem categoria Mulheres em cargos de liderança representam 63% em construtora de Paulínia

Mulheres em cargos de liderança representam 63% em construtora de Paulínia

A construtora Gencons Empreendimentos, localizada em Paulínia e com forte atuação na Região Metropolitana de Campinas (RMC) possui em seu quadro de chefia 63% de mulheres no comando. Na construtora, as mulheres ocupam a maioria dos postos de trabalho e são protagonistas, também, nos cargos de liderança.

 

A participação das mulheres nos cargos de liderança cresceu junto com a empresa.  Em 2013, quatro dos 11 cargos de liderança eram ocupados por mulheres. Dez anos depois, o número de postos de liderança saltou para 16 e o total ocupado por mulheres subiu para 10.


O índice é bem acima do nacional. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no país, apenas 38% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.


“Tradicionalmente, a construção civil sempre foi um segmento ocupado pelos homens, mas a cada ano as mulheres rompem barreiras e conquistam mais espaço, inclusive nos cargos de gerência”, comenta Elaine Fancio, responsável pelo DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) da Gencons Empreendimentos.

 

O perfeccionismo e a atenção cuidadosa dispensada a cada detalhe são alguns dos atributos da mão de obra feminina que fazem toda a diferença no dia a dia e nos resultados da construtora, que prioriza qualidade, cuidado e carinho em todos os seus empreendimentos.  “A mulher tem um olhar minucioso e cuida de cada particularidade com muita atenção e rigor. Esse capricho reflete em cada detalhe do nosso trabalho, desde o atendimento ao cliente ao acabamento dos empreendimentos”, explica Elaine.


A engenheira Sabhata Tenório, responsável pelo Departamento de Engenharia da construtora, é exemplo de profissional empenhada e comprometida com os padrões de qualidade da construtora. “Para construir e entregar empreendimentos impecáveis, fazemos um trabalho quase artesanal, valorizando e cuidando de cada aspecto no canteiro de obras.


Na Gencons Empreendimentos, a presença feminina é forte não só nos cargos de liderança. As mulheres estão presentes em todas as áreas: do escritório ao canteiro de obras. Mais de 50% dos colaboradores da construtora são mulheres. E para manter o alto nível técnico das profissionais, a construtora investe pesado em cursos de capacitação e aperfeiçoamento. No ano passado, foram mais de 2.200 horas de treinamentos, que representaram cerca de R$ 150 mil em investimentos na capacitação das equipes, incluindo homens e mulheres.


A preocupação com a capacitação é outra característica da mão de obra feminina. Estudos mostram que, em geral, os homens têm, em média, 7,9 anos de estudos, enquanto as mulheres têm 8,1 anos. Uma das justificativas é que muitos homens ingressam no ramo da construção civil por falta de opção, enquanto as mulheres buscam mais oportunidades para uma melhor remuneração.