sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioDestaquesNo Dia Mundial do Sono, dicas para motoristas evitarem acidentes

No Dia Mundial do Sono, dicas para motoristas evitarem acidentes

O usuário do Corredor Dom Pedro tem posto do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) à disposição. O km 156 da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), em Artur Nogueira, tem um. Foto: Rota das Banderias

Hoje, sexta-feira, dia 16 de março, comemora-se o Dia Mundial do Sono. A data é importante para conscientizar a população sobre a importância da qualidade do sono e como a sua privação pode comprometer a saúde e o bem-estar do indivíduo.

De acordo com pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia, 90% dos motoristas admitem já terem dirigido com sono. Quem dorme mal está mais propenso a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão, entre uma série de outros problemas. Além disso, o sono afeta o raciocínio e a concentração, o que no trânsito tem um grande potencial para causar acidentes.

No Corredor Dom Pedro, somente nos últimos dois anos, 41 acidentes foram causados por condutores que dormiram ao volante. Por isso, o coordenador de tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez, explica que as horas de sono ao assumir a direção são tão importantes como a revisão do veículo. 

“As pessoas não se dão conta, mas o nosso corpo precisa estar descansado, principalmente no caso de viagens longas. Cerca de 85% dos acidentes ocorrem devido a falhas humanas e o sono é um dos grandes causadores deste índice”.

Uma das alternativas para parada quando o motorista estiver com sono são os postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Rota das Bandeiras. Ao todo, são sete espalhados pelas rodovias do Corredor Dom Pedro.

“Nestes locais, é possível tomar água, café ou mesmo lavar o rosto para seguir a viagem. Se o sono persistir, um descanso de 10 a 15 minutos pode ajudar a repor as energias”, explica Perez.

Outra opção é passar o volante a alguém que esteja mais descansado. Exercícios de alongamento para pernas e braços também fazem o organismo despertar.

Nesta sexta-feira, para reforçar a conscientização dos motoristas, a Rota das Bandeiras vai exibir em seus painéis de mensagem variável (PMVs) mensagens relacionadas ao tema.