Início Destaques No trânsito, escolha a vida: slogan do Maio Amarelo reforça ações de...

No trânsito, escolha a vida: slogan do Maio Amarelo reforça ações de conscientização

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública realiza uma série de atividades durante este mês com ênfase na Segurança Viária em comemoração ao Maio Amarelo, movimento internacional da luta pela redução da mortalidade no trânsito. Com o slogan “No trânsito, escolha a vida”, várias ações e eventos serão realizados neste mês para sensibilizar a população para hábitos e comportamentos saudáveis no trânsito.

Desde 2014, a Prefeitura, alinhada ao movimento mundial, prepara uma programação para envolver as pessoas a refletirem sobre a importância da Segurança Viária em seus deslocamentos diários.

Uma das ênfases é o respeito às leis de trânsito, combatendo posturas repreensíveis como dirigir sob efeito de álcool, exceder a velocidade máxima permitida da via, não usar o capacete e/ou o cinto de segurança, distrair-se com o celular ao volante ou atravessando uma rua, desrespeitar a faixa de pedestres e avançar o semáforo vermelho, além de deixar de cuidar daqueles que estão em situação de maior fragilidade no trânsito.

A ação é para marcar a campanha do Maio Amarelo, dedicada a uma das grandes causas de morte no Brasil: os acidentes de trânsito. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (Ipea), ligada ao Governo Federal, são 45 mil óbitos todos os anos, no país, causados pelos acidentes.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é atualmente o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, atrás apenas da Índia e da China, que possuem populações muito maiores. Por outro lado, as principais causas de acidentes são evitáveis, como falta de atenção, sono, excesso de velocidade, desrespeito às leis de trânsito e ingestão de álcool.

O Movimento Maio Amarelo foi criado em 2014, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, envolvendo  o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.