Início Notícias Cidades Nome de Paulínia ‘explode’ no trendings topics do Twitter

Nome de Paulínia ‘explode’ no trendings topics do Twitter

Incêndio de grandes proporções atinge a Refinaria de Paulínia: não houve vítimas

A explosão seguida de incêndio registrada na madrugada desta segunda-feira (20) na Refinaria de Paulínia (Replan), a 118 quilômetros de São Paulo, colocou o nome da cidade nos TT’s (trendings topics) do Twitter. Até por volta das 11h, Paulínia estava entre os dez assuntos mais comentados do Brasil na rede social.

De acordo com Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo, trabalhadores relataram que as chamas tiveram início após a explosão do tanque de águas ácidas, que fica no craqueamento – unidade que acabou de passar por parada de manutenção e sofreu uma série de intervenções em seus equipamentos. O fogo também atingiu a unidade de destilação, causando o rompimento de várias linhas de tubulações. Trabalhadores relatam terem ouvido três explosões. Não houve vítimas. 

A ocorrência provocou a parada emergencial da refinaria. A empresa dispensou, nesta manhã, os trabalhadores do administrativo e de outros setores, mantendo somente os funcionários diretamente envolvidos na manutenção das unidades danificadas e equipes de operações e SMS (Saúde/Meio Ambiente/Segurança). 

Por sorte, o acidente ocorreu na madrugada, quando havia poucos trabalhadores presentes. “Se tivesse ocorrido em horário administrativo, quando há muitas intervenções de manutenção e trabalhadores circulando, poderíamos ter tido uma fatalidade”, afirmou o coordenador do  Unificado, Juliano Deptula.

O diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino, afirmou à agência de notícias internacional Reuters, que o acidente foi sério e a explosão foi de grandes proporções, mas que não tende a prejudicar o abastecimento de combustíveis no curto prazo, embora a situação deva levar uma semana para ser normalizada.

Na TV, o assunto também dominou os telejornais da manhã. A EPTV, emissora da TV Globo, em Campinas, destinou 20 minutos do seu principal telejornal para falar do assunto. As entradas ao vivo na Globo News, canal pago de notícias da Globo, também foram constantes. Equipes da Record, SBT, Rede TV e TV Brasil noticiaram o fato em seus principais jornais matinais, além de boletins diários nesta manhã de segunda-feira.


Incêndio 
catastrófico

A última vez que a Replan registrou um acidente parecido foi em 1993, quando um dos tanques de armazenamento com 15 milhões de litros de óleo diesel pegou fogo após a queda de um raio. Houve uma explosão seguida de um grande incêndio, que durou 12 horas e só encerrou quando os bombeiros lançaram uma espuma dentro do recipiente. As chamas atingiram uma área de 4.300m², com labaredas de mais de 40 metros de altura, produzindo fumaça de aproximadamente 50 quilômetros de extensão.

Rodovia Professor Zeferino Vaz – SP-332, interliga a Refinaria de Paulínia (Replan) com as principais rodovias do Brasil

Paulínia dá acesso as
principais vias de transportes

A cidade foi escolhida estrategicamente para a construção da que é hoje a maior refinaria do Brasil. Paulínia está a 118 km da capital paulista e sua localização, além de permitir maior facilidade de escoamento da produção, está inserida em um contexto de grandes facilidades logísticas, com acesso às principais vias de transporte rodoviário, ferroviário e terminais aéreos do estado de São Paulo.

Capacidade instalada
A capacidade instalada é de 69.000 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris.

Características técnicas
Área total: 9,1 km²

– 2 unidades de Destilação
– 2 unidades de Craqueamento Catalítico
– 2 unidades de Coqueamento Retardado
– 3 unidades de Hidrotratamento de Diesel
– 2 unidades de Hidrodessulfurização de Nafta Craqueada
– 1 unidade de Hidrotratamento de Nafta de Coque
– 1 unidade de Recuperação de Hidrogênio
– 1 unidade Separadora de Propeno
– 3 unidades de Geração de Hidrogênio

Principais produtos
Diesel, Gasolina, Querosene de Aviação (QAV), Gás liquefeito de petróleo (GLP), Óleos Combustíveis, Asfaltos, Nafta Petroquímica, Raro, Coque, Propeno, Enxofre, Fluidos Hidrogenados.

Mercados que atende
Interior de São Paulo; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre; Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro; Goiás, Brasília e Tocantins.