sábado, janeiro 17, 2026
InícioDestaquesNovembro Azul: Hospital Municipal promove roda de conversa sobre câncer de próstata...

Novembro Azul: Hospital Municipal promove roda de conversa sobre câncer de próstata em Paulínia

O Serviço de Saúde do Homem de Paulínia promove, nesta quarta-feira (26), às 9h, uma roda de conversa sobre câncer de próstata, conduzida pelo médico urologista João Carlos Alonso, coordenador do setor de urologia do Hospital Municipal de Paulínia, e pela equipe de urologia da unidade. A iniciativa faz parte da programação do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre a saúde masculina.

Após o bate-papo, os participantes poderão aproveitar um coffee break e um momento de cuidados pessoais no barber shop, com atendimento do hair stylist Henrique Soares.

Inaugurado em 2017, o Serviço de Saúde do Homem conta com uma estrutura de 355 metros quadrados, composta por três consultórios, sala de exame para estudo urodinâmico, ultrassom para biópsia de próstata, duas salas para procedimentos, sala de enfermagem, três salas de apoio administrativo, depósito de materiais, copa, banheiros para pacientes e funcionários, além de uma ampla sala de recepção. O espaço segue padrões de hospitais de referência.

O Novembro Azul é uma campanha internacional iniciada em 2003, na Austrália, com o propósito de incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos, especialmente relacionados ao câncer de próstata — doença que ainda enfrenta tabus, principalmente quanto ao exame de toque.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais prevalente entre homens no Brasil, atingindo um a cada seis indivíduos do sexo masculino. A recomendação é que homens acima de 40 anos, com histórico da doença na família, e aqueles acima de 45 anos, mesmo sem fatores de risco, adotem os exames preventivos regularmente.

A roda de conversa é uma oportunidade para esclarecer dúvidas, quebrar preconceitos e reforçar a importância da prevenção. Cuidar da saúde também é um ato de coragem. Não deixe de participar.