A construção da nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM) de Paulínia segue em andamento na Avenida dos Expedicionários, nº 1.432, no Jardim Vista Alegre. A obra, orçada em quase R$ 15 milhões, já concluiu a etapa de bate-estaca e o içamento da estrutura de concreto. Atualmente, estão sendo executados os trabalhos de fechamento e divisão das salas e ambientes. O cronograma sofreu atraso após a morte de um trabalhador de 50 anos, em novembro de 2024.
O prédio de três andares vai abrigar estacionamento, área de convivência e o Canil da corporação. O endereço permanece o mesmo da antiga sede, construída na década de 1980 para ser a rodoviária da cidade, mas que acabou se tornando a casa da então recém-criada Guarda Municipal, hoje denominada Guarda Civil Municipal.
Quarenta e cinco anos depois, com o crescimento populacional de aproximadamente 450% — saltando para 116.674 mil moradores, segundo estimativa do IBGE 2025 —, a corporação passa por mais uma transformação: ganhará uma sede moderna, equipada e adequada à nova realidade de Paulínia.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP), a nova sede contará com ambientes distribuídos da seguinte forma:
Piso térreo: recepção e atendimento ao público, salas administrativas, almoxarifado, refeitório, portaria de acesso, estacionamento (para viaturas e visitantes), canil, área de convivência (com churrasqueira, banheiros e copa), lavador, gerador e guarita patrimonial.
1º andar: área de formatura, arquivo geral, sala museu, salas dos inspetores (administrativo e operacional), sala de reuniões (24 lugares), sala de briefing (70 lugares), sala da ROMU, ROPE e ROTRAN, sala de controle, sala cofre, hall de descanso e vestiários masculino e feminino.
2º andar: sala de comando, sala de subcomando, setor de estatística e geoprocessamento (SEG) e tecnologia da informação (TI), sala de musculação fitness e alojamentos.
A expectativa é que, após a conclusão, o novo prédio proporcione melhores condições de trabalho aos agentes e fortaleça a estrutura da segurança pública no município.