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Obras de implantação das marginais da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332) avançam em Paulínia

Viaduto Laranjão (km 121+900), principal acesso à cidade de Paulínia pela rodovia Professor Zeferino Vaz – SP-332 | em Crédito: Divulgação/Rota das Bandeiras

Rodovia Zeferino Vaz recebe diariamente cerca de 51 mil veículos por dia útil nos dois sentidos

Desde o início de julho, motorista que trafega diariamente pela rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), no trecho entre Campinas e Paulínia, já percebe a movimentação de operários e maquinário que atuam nas obras de implantação das marginais da rodovia. O cronograma prevê a execução das obras no prazo de 24 meses, com investimento total de R$ 141,8 milhões.

Executada pela Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro, a segunda etapa das obras abrange a  implantação das pistas marginais da rodovia, entre os km 114 e 125, do acesso ao distrito de Barão Geraldo, em Campinas, até Paulínia. 

Além da implantação das pistas marginais, que vão contribuir para melhor distribuição dos fluxos rodoviário e urbano, o complexo de obras na região prevê a requalificação dos trevos existentes nos km 116 (Real Parque), 119+700 (Betel), 121+900 (Laranjão) e 125+950 (acesso ao Parque Zeca Malavazzi). Todas as intervenções deverão contribuir para qualificar a circulação de veículos na região, que recebe cerca de 51 mil veículos por dia útil (considerados os dois sentidos).

No momento, as equipes a serviço da Concessionária executam os serviços preliminares de remoção da camada vegetal, terraplenagem e implantação dos muros de contenção. Além disso, há intervenções na altura dos km 116 e 121 relacionadas à construção dos muros que integram o conjunto de melhorias previstas para os trevos do Real Parque e do Laranjão. De acordo com a Rota das Bandeiras, as obras em andamento não impactam na circulação de veículos nesse momento.

“Essa é uma região conurbada, que recebe grande fluxo de veículos diariamente, especialmente nos deslocamentos entre Campinas, Paulínia e Cosmópolis. Sabemos da expectativa por essa obra para os moradores da região e, por isso, já estávamos preparados para iniciá-la tão logo a Licença de Instalação fosse emitida”, disse o diretor de Engenharia da Rota das Bandeiras, Silvio Godoy, lembrando que o documento que permitiu o início das obras foi emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) no último dia 30 de junho.

Mais novidades
Além da ampliação da capacidade de tráfego no trecho entre Campinas e Paulínia da rodovia Prof. Zeferino Vaz, a Rota das Bandeiras também construirá uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no km 125 da rodovia, na pista Sul (sentido Campinas), em Paulínia. Além de concentrar os veículos operacionais da Concessionária, a base é um ponto de apoio importante para os usuários da rodovia, que contarão com área de descanso, com sofás e TV, sanitários, fraldário e água. O local também disponibilizará um totem que permitirá o contato em tempo real com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota das Bandeiras para o esclarecimento de eventuais dúvidas do usuário durante sua viagem.

Passagem de fauna concluída
Antes do início dessa etapa das obras, a Rota das Bandeiras já havia investido R$ 14,5 milhões na construção de uma passagem de fauna localizada no km 117 da SP-332, em Campinas. As obras no local foram executadas entre setembro/2022 e março/2023 e o processo de licenciamento dessa passagem de fauna foi desmembrado do licenciamento do complexo de obras das marginais justamente para garantir maior celeridade ao processo.

A passagem de fauna implantada contempla dois tipos de estruturas, dissociada e associada ao curso d´água (seca e húmida), assim como, alambrado para direcionamento dos animais. A implantação dessa estrutura no local justifica-se pela proximidade com a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra. Além disso, ela faz parte do Corredor Ecológico do município de Campinas, que visa promover a conectividade da biodiversidade local, por meio da conexão das áreas verdes e fragmentos florestais do município que se dá através desta e de outras passagens de fauna previstas, entre elas, uma passagem na avenida Santa Isabel e outra na estrada da Rhodia, ambas no distrito de Barão Geraldo.