sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioAmbienteOnça-pintada nascida na Associação Mata Ciliar passa por checkup clínico geral

Onça-pintada nascida na Associação Mata Ciliar passa por checkup clínico geral

Crédito/fotos: Associação Mata Ciliar/Divulgação

Felinos grandes também precisam ir a médico? Bem, a resposta é sim. No caso de Porã, uma onça-pintada de 5 anos residente da Associação Mata Ciliar, recebeu um check-up completo, onde seus exames estão todos em dia. As análises fazem parte do acompanhamento feito aos animais residentes nas unidades da associação em Araçatuba, Jundiaí, Pedreira e Vargem.

O checkup clínico é necessário, pois o objetivo é prevenir problemas de saúde e pode oferecer as devidas atenções aos animais que estão sob os cuidados da equipe da associação, que realiza periodicamente, manejos para avaliações clínicas gerais e, na última semana, foi a vez da onça-pintada ‘Porã’.

“É um checkup geral, com coleta de amostra de sangue, radiografia, análise de fisionomia, controle de ectoparasita, avaliação de dentição e biometria. Tudo isso nos ajuda a avaliar a situação do animal, antes que apresente algum tipo de problema futuramente”, completa Karine Ferreira, médica veterinária da Mata Ciliar.

Porã nasceu em 2018, na Associação Mata Ciliar, fazendo parte de nosso programa para a perpetuação da espécie. Além disso, ele também é apadrinhado pela empresa N. Padovani, por meio do ‘Programa Apadrinhe um Animal’, que fomenta diversas maneiras de prover recursos como a aquisição da alimentação e medicamento dos animais, tratamentos, manutenção e limpeza dos recintos.

PAULÍNIA, parceira da Associação da Mata Ciliar encaminhou de janeiro a julho deste ano (2023): 119 animais silvestres, sendo 60 aves, 39 répteis e 12 mamíferos. Deste total 58 ficaram em observação, 18 foram soltos, sendo que 16 no mini pantanal e 64 não resistiram aos ferimentos e morreram.

A ASSOCIAÇÃO MATA CILIAR (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.