sábado, julho 13, 2024
InícioAmbiente“Operação Estiagem 2024” em Paulínia ocorre durante as estações do outono e...

“Operação Estiagem 2024” em Paulínia ocorre durante as estações do outono e inverno

A Defesa Civil de Paulínia está com a “Operação Estiagem 2024” em vigor desde meados de abril. Esta iniciativa tem como foco minimizar os problemas causados pela baixa umidade do ar, a diminuição das chuvas e a prevenção de incêndios nas áreas urbanas e rurais da cidade.

A ação envolve um conjunto de medidas para monitorar, prevenir, combater e controlar incêndios, contando com a participação de diferentes níveis de governo, empresas parceiras e a comunidade.

Durante as estações do outono e inverno, os incêndios são frequentes, impactando negativamente a flora e fauna, degradando solos, causando prejuízos econômicos e aumentando o risco de acidentes, especialmente em áreas próximas a rodovias. Além disso, a fumaça resultante dos incêndios acarreta problemas de saúde para a população.

A participação direta da população é fundamental para impedir e mitigar a propagação descontrolada de incêndios em áreas verdes durante a estiagem.

É crucial que as pessoas não queimem lixo, evitem jogar bitucas de cigarro em vias públicas ou terrenos baldios e jamais soltem balões, pois isso constitui um crime ambiental sujeito a pena de um a três anos de detenção e multas.

Denúncias de práticas perigosas podem ser feitas diretamente à Defesa Civil pelo telefone 199 ou (19) 3874-1516, ou ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A operação Paulínia “Operação Estiagem 2024” visa reduzir os focos de incêndio no município, principalmente durante o período mais seco do ano, durante as estações do outono e inverno.