Início Notícias Cidades Paulinenses se mobilizam para acompanhar eclipse lunar

Paulinenses se mobilizam para acompanhar eclipse lunar

Um eclipse ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. No caso de um eclipse lunar, a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O fenômeno acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra. Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma coloração avermelhada ou alaranjada, por isso o fenômeno é chamado de “lua de sangue”.

Em Paulínia, pessoas se mobilizaram em diversos pontos da cidade para acompanhar o evento, que recebeu o nome de “Lua de Sangue” por conta do efeito avermelhado que se forma na refração dos raios solares na superfície lunar.

Os tons alaranjados e avermelhados se deviam à passagem dos feixes de luz pela atmosfera terrestre. A expectativa também era pelo planeta Marte, que apareceria de maneira mais visível do que de costume.

As fotos acima foram na extensão da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (condomínio Vila Lobos) e Avenida Prefeito José Lozano Araújo (entre o Teatro e Prefeitura Municipal).

Entenda o fenômeno

A Lua viaja para uma posição similar a cada mês, mas a inclinação de sua órbita faz com que ela normalmente passe acima ou abaixo da sombra da Terra – então, na maioria dos meses, temos uma lua cheia sem um eclipse.

Especialistas explicam que a longa duração do eclipse lunar deste ano se deve em parte ao fato de que a lua fará uma passagem quase central através da umbra da Terra. A lua também estará no ponto mais distante de sua órbita do nosso planeta, fazendo com que seu movimento pelo céu fique mais lento de nossa perspectiva, passando assim mais tempo no escuro.










COMPARTILHAR