Paulínia vai retomar em março o Programa Municipal de Castração e Microchipagem. As inscrições estarão abertas a partir de quarta-feira, 16, e poderão ser realizadas até o dia 25 de fevereiro. As vagas são limitadas.
Os interessados deverão comparecer na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Paço Municipal, munidos dos seguintes documentos: originais e cópias do RG (ter idade mínima de 18 anos), CPF e comprovante de residência no nome do tutor (residir em Paulínia).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Viu Torres, o maior objetivo do Programa é controlar a natalidade, porém, também existem outras consequências positivas.
“Diminuindo nascimentos não planejados teremos menos cães e gatos abandonados. Além disso, fêmeas castradas não fazem uso de contraceptivos, que causam muitos efeitos colaterais como câncer de mama e útero, e geralmente não desenvolvem infecção uterina”, explicou.
Castração
A castração é gratuita e ocorrerá nos dias 8 e 9 de março, no bairro Campo do Morumbi, localizado no bairro Santa Terezinha. A Secretaria de Meio Ambiente reforça que cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados neste Programa.
Além disso, o animal deve estar em boas condições de saúde e ter idade entre 60 dias a 7 anos. O Programa de Castração e Microchipagem teve início em 2020 e já atendeu cerca de 5 mil animais.