quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioDestaquesPaulínia adere ao programa Guardiã Maria da Penha do Ministério Público de...

Paulínia adere ao programa Guardiã Maria da Penha do Ministério Público de SP

Os vereadores autorizaram a Prefeitura de Paulínia a assinar com o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) do Ministério Público de São Paulo Termo de Cooperação Técnica para implantar no Município o Programa Guardiã Maria da Penha, que consiste na utilização da Guarda Civil Municipal (GCM) na proteção a mulheres vítimas de violência de gênero que obtiveram medidas protetivas contra o seu agressor.

Criado há 10 anos (em 6 de julho de 2014), o programa é voltado à proteção da mulher paulista, em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM), prevenindo e combatendo todas as formas de violência, física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

O objetivo do programa é monitorar o cumprimento das normas penais que garante sua proteção e a responsabilização do agressor, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação das vítimas, quanto aos serviços municipais disponíveis.

O programa capacita guardas civis para visitas periódicas aos lares dessas mulheres e garantem o cumprimento das medidas protetivas.