sexta-feira, outubro 10, 2025
InícioCidadesPaulínia, Americana e Cosmópolis formam grupo de trabalho para regularizar serviços na...

Paulínia, Americana e Cosmópolis formam grupo de trabalho para regularizar serviços na região de “tríplice fronteira”

Foto: Divulgação/Bruno Moreira/Prefeitura de Americana

Os prefeitos de Paulínia, Americana e Cosmópolis formaram um grupo de trabalho para regularizar a prestação de serviços na região conhecida como “tríplice fronteira” entre os três municípios. O encontro para formalizar a iniciativa aconteceu nesta terça-feira (12), no Paço Municipal de Paulínia, com a presença dos prefeitos Danilo Barros (Paulínia), Chico Sardelli (Americana) e Junior Felisbino (Cosmópolis), além de técnicos das administrações municipais.

O objetivo do grupo é levantar informações e organizar a regularização de serviços prestados por um município a moradores que, oficialmente, pertencem a outro. Situações assim são comuns na divisa, como imóveis localizados em Americana que recebem água de Paulínia ou residentes que pagam IPTU para Cosmópolis.

“É fundamental que possamos pacificar essas questões, garantindo segurança jurídica tanto para as prefeituras quanto para a população. Paulínia já atende muitos moradores dessa área, especialmente no Recanto das Águas, oferecendo saúde e educação, mas é preciso corrigir as distorções”, afirmou o prefeito Danilo Barros (PL).

O encontro também contou com a participação de secretários municipais de Planejamento e Obras das três cidades. Entre as ações previstas está o compartilhamento de dados e estudos, como o novo Plano Diretor de Americana, que contempla a região do Pós-Represa, e informações de saneamento, saúde e educação.

“Formar esse grupo de trabalho é fundamental para obtermos um diagnóstico preciso dessa região formada pelas três cidades. Há moradores de Americana que pagam IPTU para Cosmópolis, assim como Paulínia também fornece água para alguns imóveis que estão do lado de Americana, por exemplo. É muito importante que possamos pacificar essas questões e dar segurança jurídica para os moradores e para as prefeituras”, disse o prefeito Chico Sardelli (PL).

A expectativa é que o grupo de trabalho, com representantes técnicos das três prefeituras, apresente em breve um diagnóstico da situação e proponha soluções definitivas para regularizar os serviços e definir responsabilidades de cada município.