quinta-feira, outubro 9, 2025
InícioDestaquesPaulínia amplia vacinação contra meningite para crianças a partir de 3 meses

Paulínia amplia vacinação contra meningite para crianças a partir de 3 meses

Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia

Campanha nas UBSs oferece imunização gratuita com reforço que protege
contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia está intensificando a campanha de vacinação contra a meningite meningocócica, uma doença grave que pode causar sequelas permanentes e até levar à morte. A vacina meningocócica ACWY, que amplia a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A iniciativa segue orientações do Ministério da Saúde e integra o Programa Nacional de Imunização (PNI), que recentemente atualizou o calendário vacinal infantil. A partir de agora, crianças de 12 meses passam a receber uma dose de reforço da vacina meningocócica ACWY, somando-se às duas doses anteriores da vacina meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses de idade.

Calendário de vacinação atualizado:
 Aos 3 meses – 1ª dose da vacina meningocócica C
 Aos 5 meses – 2ª dose da vacina meningocócica C
 A partir de 12 meses até 4 anos e 11 meses – Reforço com a vacina meningocócica ACWY

Segundo a Secretaria de Saúde, a ampliação do esquema vacinal tem como objetivo aumentar a cobertura imunológica e proteger ainda mais as crianças contra formas graves da meningite meningocócica.

A vacina é segura, gratuita e está disponível nas UBSs de Paulínia. Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança e um documento com foto do responsável.

Com essa ação, a Prefeitura de Paulínia reforça seu compromisso com a saúde pública, apostando na prevenção como principal ferramenta de proteção à infância.