quarta-feira, janeiro 22, 2025
InícioCidadesPaulínia apresenta diversos pontos alagados

Paulínia apresenta diversos pontos alagados

Um temporal de aproximadamente 50 minutos afetou Paulínia na noite deste sábado (3). Queda de energia, ruas alagadas, queda de galhos, semáforos com sinalização amarela intermitente. Os ventos chegaram a 74 quilômetros/hora e o volume de água atingiu 141mm em três dias.

Foram registrados alagamentos em avenidas e ruas de grande circulação como José Paulino (vários trechos), Geraldo Ballone, Antônio Batista Piva (Parque dos Servidores), Brasília (em frente ao poliesportivo do Monte Alegre), dos Estados, em frente ao Centro de Saúde Animal de Paulínia (Residencial Ipê) e Nações Unidas (Vila Bressani).

Também foram relatados que a Avenida Antônio Batista Piva, no Parque dos Servidores, a pouco metros da Escola Municipal Professora Maria Elisa Brega e do Seminário Betharramita, ficou inundada. Mesmo após a chuva carros tiveram que espera por quase meia hora para a vasão da água.  O local começou a inundar após a limpeza de um terreno, doado a uma igreja pela prefeitura.

Enquanto o Notícias de Paulínia registrava o atoleiro na rua dos Estados, em frente ao Centro de Saúde Animal de Paulínia, um carro ficou atolado na lama e dois se recusaram a passar o barro e retornando. As 22h50 a Defesa Civil de Paulínia vistoriou o local.

A rua ficou quase um mês interditada para ampliação do sistema de drenagem e da rede de esgoto, além de nova galerias de águas pluviais. Entre a rua dos Estados e Avenida Prefeito José Lozano Araújo, está sendo construído um residencial, que está na fase de terraplanagem, colocação de guias, sarjetas, manta asfáltica e iluminação. 

Esgoto no Cooperlotes
As chuvas descolaram a tampa de bueiros entupidos na Avenida Antônio Batista Piva, no Jardim Cooperlotes, em frente a UBS, causando alagamento nas ruas, além do mal cheiro. Além disso quando chove o bueiro também enche e a tampa, que não segura a água, desloca-se. Sempre que chove a situação se repete.

As pessoas ligam a água pluvial à rede de esgoto e, quando chove, o volume se torna muito grande e a rede não suporta. As águas pluviais deveriam escorrer pelas sarjetas, atingindo as galerias, mas isso não acontece em 100% das casas, o que sobrecarrega os bueiros e faz o esgoto correr a céu aberto.

Rua dos Estados – em frente ao Centro de Saúde Animal de Paulínia      

Avenida Antonio Batista Piva, a pouco metros da Escola Municipal Professora Maria Elisa Brega e do Seminário Betharramita

Cooperlotes – em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS)