quarta-feira, maio 14, 2025
InícioDestaquesPaulínia assume vice-coordenação do primeiro Centro de Inteligência Metropolitana para segurança pública...

Paulínia assume vice-coordenação do primeiro Centro de Inteligência Metropolitana para segurança pública do Brasil

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) acaba de inaugurar o primeiro Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) voltado à segurança pública do Brasil. A cerimônia de inauguração aconteceu recentemente em Campinas e contou com a presença de autoridades regionais, incluindo representantes de Paulínia, que assumiu a vice-coordenação do novo órgão. O CIM funcionará em um espaço anexo ao Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC), localizado na Rua Afonso Pena, nº 1.380, na Vila Nova São José.

O centro foi criado com o objetivo de promover a cooperação entre os municípios da RMC, por meio do compartilhamento e análise de dados, definição de estratégias conjuntas e realização de operações integradas de combate à criminalidade. A iniciativa foi um compromisso firmado pelos gestores públicos durante reuniões da Câmara Temática de Segurança da RMC e se concretizou após debates e planejamento técnico.

Durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada no mês passado em Paulínia, o prefeito de Campinas e presidente do conselho, Dário Saadi (Republicanos), destacou a importância da iniciativa.

“Eu acredito que melhorar a segurança pública da região tem que ser com integração, com troca de informações, com ações conjuntas. A união dessas 20 guardas municipais com as outras forças de segurança e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) vai ajudar em ações coordenadas de segurança na região, junto com ferramentas de tecnologia e articulação entre as guardas municipais para enfrentar a criminalidade”, disse Dário. “A troca de informações em tempo real e a discussão nas câmaras temáticas entre as cidades vai fazer a diferença”, completou o prefeito.

Paulínia se destaca na área de segurança por seu investimento em tecnologia e monitoramento urbano. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Maick de Souza Lucizano, o município já conta com o COI (Centro de Operações Integradas) e o CMIP (Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia), estruturas que vão colaborar diretamente com as ações do CIM. “Esses investimentos colocam Paulínia em posição estratégica para contribuir com toda a RMC no combate ao crime”, afirmou.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Paulínia, Gidel Silva, também participou da inauguração e ressaltou os resultados práticos da atuação local. “Com mais de 200 câmeras espalhadas pela cidade e rondas constantes, conseguimos identificar irregularidades com agilidade, inclusive foragidos de outras cidades, como ocorreu em fevereiro deste ano”, lembrou.

Com a atuação conjunta entre os municípios e o apoio de centros tecnológicos já consolidados, a expectativa é de que o CIM represente um marco no enfrentamento à criminalidade na região metropolitana.