Ferros-velhos de Paulínia, Campinas e Hortolândia foram alvo da Operação Conexão Segura, deflagrada nesta terça-feira (26) pelo Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) para combater o furto e a receptação de fios de cobre na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ao todo, 13 estabelecimentos foram vistoriados por 66 agentes de segurança, entre guardas municipais e policiais civis.
Em Campinas, a ação resultou na apreensão de 57 hastes de alumínio, usadas em emendas de cabos telefônicos, e na detenção de uma pessoa suspeita de receptação, encaminhada à 2ª Delegacia Seccional. Já em Hortolândia e Paulínia, não foram encontradas irregularidades.
O foco da operação é desarticular o comércio ilegal de metais furtados, prática que causa prejuízos à iluminação pública e às telecomunicações, impactando diretamente a população. A iniciativa também fortalece a integração entre as guardas municipais das cidades da RMC.
Criado em maio, o CIM articula os núcleos de inteligência das 20 cidades da região, permitindo compartilhamento de dados e operações conjuntas. A coordenação é de Vinhedo, com Paulínia na vice e Campinas na 1ª secretaria.
A população pode colaborar com denúncias pelo telefone 153, canal das Guardas Municipais.