quinta-feira, junho 26, 2025
InícioCidadesPaulínia confirma primeira morte por dengue em 2025; homem de 73 anos

Paulínia confirma primeira morte por dengue em 2025; homem de 73 anos

 

Em nota, a Administração Municipal manifestou solidariedade aos familiares e amigos da vítima.

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou o primeiro óbito por dengue registrado na cidade neste ano. A vítima, um homem de 73 anos com comorbidades, faleceu no dia 13 de março em um hospital da rede privada fora do município. A causa foi confirmada por exame PCR realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Na 16ª semana epidemiológica, foram registrados dois mil trezentos e vinte e sete casos prováveis de dengue, dos quais dois mil e noventa foram confirmados. Outros duzentos e trinta e cinco casos ainda estão em investigação, enquanto quatrocentos e cinquenta e sete foram descartados.

A incidência da doença alcançou mil oitocentos e cinquenta e oito vírgula oito casos por cem mil habitantes. Foi confirmado um óbito por dengue, e há dois óbitos em investigação. Além disso, foram notificados noventa e um casos de dengue com sinais de alarme e seis casos de dengue grave.

A Secretaria de Saúde, por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde, reforça que diversas ações têm sido intensificadas para o combate à doença. Entre elas, estão as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Controle de Vetores, além de serviços de nebulização e mutirões em diferentes regiões da cidade.

A Prefeitura destaca, no entanto, que o apoio da população é fundamental. Cada cidadão deve fazer sua parte, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengueZika e chikungunya, em suas residências, especialmente recipientes com água parada.

A Secretaria também orienta que, ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo ou manchas na pele, a pessoa procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para diagnóstico e atendimento adequados.