quinta-feira, outubro 9, 2025
InícioDestaquesPaulínia é alvo de megaoperação contra lavagem de dinheiro associado à facção...

Paulínia é alvo de megaoperação contra lavagem de dinheiro associado à facção criminosa

Paulínia foi uma das cidades paulistas onde o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) cumpriram mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (25). A ação faz parte da Operação Spare, que apura um esquema bilionário de lavagem de dinheiro envolvendo por meio de 267 postos de combustíveis, rede de motéis e até uma fintech, que servia de elo para movimentar recursos ilícitos..

Segundo o MP-SP, o empresário Flávio Silvério Siqueira, conhecido como Flavinho, é apontado como líder do grupo investigado. Ele é suspeito de movimentar valores milionários por meio de empresas de fachada e transferências financeiras irregulares.

Além de Paulínia, os mandados também foram cumpridos em São Paulo, Campinas, Santo André, Barueri, Ribeirão Preto, Bertioga, Osasco e Campos do Jordão.

As investigações indicam que o esquema já teria causado uma sonegação de aproximadamente R$ 7,6 bilhões em impostos.

A operação mobilizou mais de 110 policiais militares do Comando de Choque de São Paulo, além de agentes da Receita Federal, do Ministério Público, da Secretaria da Fazenda e da Procuradoria-Geral do Estado.

A Operação Spare é um desdobramento da Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, que também investigou movimentações financeiras suspeitas da BK Bank no setor de combustíveis. A ação reforça a integração entre órgãos de investigação, controle e forças de segurança no combate a esquemas ilícitos que prejudicam os consumidores e a economia formal do país.