
Paulínia realizou no sábado, dia 13, a eleição dos novos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). Mesmo com a chuva torrencial registrada à tarde, 2.389 eleitores compareceram para escolher os conselheiros titulares e suplentes, demonstrando o interesse da população nas decisões que envolvem sustentabilidade e preservação ambiental no município.
Foram eleitos como conselheiros titulares Emerson Alves (7), com 298 votos, seguido por David Alexandre – Nenê (5), com 277, Juninho Voltan (12), com 260, Luiz Otávio – Tavinho (11), com 245, França Brito (9), com 222, e Anderson Celestino (1), com 214 votos.
Como suplentes, foram escolhidos Bruno Topte (3), com 166 votos, Carlinhos Bosco (4), com 153, Samuca Ferro (10), com 150, Breno Alves (2), com 118, Pr. Rogério Nubor (13), com 115, e Edna Della Nina (6), com 19 votos.
Ao todo, a eleição contabilizou 2.384 votos válidos, além de 4 votos nulos e 1 voto em branco. O processo contou com 10 cabines de votação, e o tempo médio para cada eleitor votar foi de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
A partir da posse, os conselheiros passam a deliberar sobre temas estratégicos ligados à sustentabilidade, acompanhar programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (SEDDEMA) e propor ações voltadas à agenda ambiental do município.
Reorganizado pela Lei nº 3.472/2015, o Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão consultivo e deliberativo, vinculado à SEDDEMA, que reúne representantes do Executivo e da sociedade civil. O Comdema tem como atribuição acompanhar, avaliar e propor políticas, programas e projetos voltados à preservação, conservação, recuperação e melhoria das condições ambientais em Paulínia.
O papel do conselheiro vai além das reuniões formais do Conselho. Ele atua como representante da sociedade, levando demandas da população ao debate público, fortalecendo a transparência e contribuindo para decisões que impactam diretamente a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais do município.

