A cidade encerrou o ano com 3 vítimas no total, menor número de homicídios desde que o índice começou a ser contabilizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública
Paulínia fechou 2018 com a menor taxa de homicídios desde 2001, quando a Secretaria de Segurança Pública (SSP) começou a divulgar os dados. No total, o Município teve 3 vítimas desse tipo de crime. É o menor total do indicador na série. De acordo com a SSP, dados e Boletins de Ocorrência da Delegacia de Polícia Investigações Gerais (DIG), as ocorrências de homicídio doloso recuaram quase 80 % durante 2018. Foram 3 casos registrados no ano passado e 15 em igual período de 2017. É o menor total do indicador na série.
A queda de 78,6% nos índices de homicídio na cidade de Paulínia, na comparação de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, está relacionada aos trabalhos em conjunto das polícias, tanto para o esclarecimento de casos pela Polícia Civil, diminuindo a sensação de impunidade e consequentemente inibindo a prática criminosa, como também pelo trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido pela Polícia Militar e Guarda Municipal, intensificando as ações em locais de maior vulnerabilidade, a partir da análise dos índices criminais.
Ambas as polícias mobilizam recursos de inteligência policial para a identificação e prisão dos autores, não medindo esforços para o cumprimento do seu trabalho. Vale ressaltar que, ainda de janeiro a novembro, as polícias detiveram 307 pessoas em flagrante, apreenderam 26 armas de fogo utilizadas de forma irregular e recuperaram 101 veículos. No mesmo período, houve evolução também no combate a outros crimes como de roubo e furto, com queda de 10,7%, roubo de carga, redução de 45,2%, ou roubo e furto de veículos, queda de 3,8%, em relação a 2017.
Segunda a SSP, o principal fator que favorece o esclarecimento dos casos é a existência de equipes disponíveis para iniciar as investigações nas primeiras horas após a ocorrência dos homicídios. “Graças ao trabalho de inteligência, esses crimes são esclarecidos pela Polícia Civil com rapidez”, informou a Secretaria.