sexta-feira, outubro 10, 2025
InícioDestaquesPaulínia firma parceria com nove instituições de ensino para fortalecer saúde pública

Paulínia firma parceria com nove instituições de ensino para fortalecer saúde pública

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulínia

A Prefeitura de Paulínia formalizou, nesta quarta-feira (13.08), uma parceria com nove instituições de ensino para aprimorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A iniciativa foi oficializada por meio da assinatura do Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), que prevê a integração entre estudantes, professores e profissionais da rede, visando mais qualidade, humanização e soluções para os desafios da saúde pública local.

O prefeito Danilo Barros (PL) ressaltou a importância do acordo para reorganizar e fortalecer o ecossistema da saúde no município. “O COAPES representa para nós uma grande reorganização da rede, para que possamos fortalecer o atendimento à população e garantir a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Guimarães (foto), destacou que o COAPES também contribui para a empregabilidade dos profissionais. “Hoje, o SUS emprega 80% dos médicos formados no nosso país. É preciso fomentar, de forma organizada e responsável, todo esse cenário de aprendizado, para que tenhamos um campo de prática adequado e produtivo para todos os envolvidos: população, gestão pública e instituições de ensino”, disse.

A parceria assegura benefícios para a população, como atendimento mais qualificado e humanizado, e para os profissionais da rede, que terão oportunidades de educação permanente e prática colaborativa. Já os estudantes poderão vivenciar a rotina do SUS, desenvolvendo competências técnicas, éticas e humanas.

O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social, Tamires Barros; do presidente da Câmara, vereador Pedro Bernarde (DC); dos vereadores Alex Eduardo (PRTB), Tiguila Paes (Cidadania), Flávio Xavier (Podemos), Juninho Lalupe (Republicanos) e Neco Vieira (PL); além dos secretários de Governo, Silas Faria; de Educação, Márcia Scarassati; e de Negócios da Receita, Moacir de Campos.