A cidade de Paulínia, com uma população de 109,242 habitantes acaba de ser homenageada pela Petrobras, com um navio-tanque. A Eagle Paulínia (água em inglês) está em fase de testes e tem programação de navegar para o Brasil a partir de 29/07.
A Eagle Paulínia se unirá à Eagle Petrolina e aos outros dois navios que estão na carta de embarcações da Petrobras desde 2012, para operar nas águas brasileiras.
Em 12 de maio de 1972, a Petrobras instalou na cidade, a Refinaria de Paulínia (Replan), a maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo: 69 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris.
Sua produção corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).
Sua construção começou em julho de 1969 e foi concluída em mil dias, prazo que até hoje é referência para a indústria do petróleo. A área onde hoje está instalada pertencia à antiga Fazenda São Francisco, que foi desmembrada e nos foi doada pela prefeitura de Paulínia.
A cidade foi escolhida estrategicamente para a construção da que é hoje a maior refinaria do Brasil. Paulínia está a 119 quilômetros da capital paulista e sua localização, além de permitir maior facilidade de escoamento da produção, está inserida em um contexto de grandes facilidades logísticas, com acesso às principais vias de transporte rodoviário, ferroviário e terminais aéreos do estado de São Paulo.
A Refinaria de Paulínia iniciou sua atividade de operação no dia 2 de fevereiro de 1972, três meses antes da inauguração. Cerca de 20 mil metros cúbicos de petróleo por dia (126 mil barris) eram processados naquela época.
Características técnicas
Área total: 9,1 km²
– 2 unidades de Destilação
– 2 unidades de Craqueamento Catalítico
– 2 unidades de Coqueamento Retardado
– 3 unidades de Hidrotratamento de Diesel
– 2 unidade de Hidrodessulfurização de Nafta Craqueada
– 1 unidade de Hidrotratamento de Nafta de Coque
– 1 unidade de Recuperação de Hidrogênio
– 1 unidade Separadora de Propeno
– 3 unidades de Geração de Hidrogênio
Capacidade instalada
A capacidade instalada é de 69.000 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris.
Principais produtos
Diesel, Gasolina, Querosene de Aviação (QAV), Gás liquefeito de petróleo (GLP), Óleos Combustíveis, Asfaltos, Nafta Petroquímica, Raro, Coque, Propeno, Enxofre, Fluidos Hidrogenados.
Mercados que atende
Interior de São Paulo; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre; Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro; Goiás, Brasília e Tocantins.