
323ª Zona Eleitoral é responsável por um eleitorado de cerca de 87 mil pessoas, distribuídas em 24 locais de votação, com um total de 239 seções.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, o prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL), e o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Bernarde (DC), inauguraram oficialmente, nesta sexta-feira (28), a nova sede do cartório da 323ª Zona Eleitoral de Paulínia, na região de Campinas. Também compareceu à inauguração a juíza assessora da Presidência, Fernanda Colombini.
O prédio, com mais de 220 metros², está em funcionamento desde dezembro de 2024. Localizado na Rua Salvador Lombardi Netto, 144, no bairro Nova Paulínia, região central do município, oferece um ambiente amplo, climatizado e acessível. Com nove servidores, o cartório eleitoral de Paulínia é responsável por organizar as eleições no município, que possui cerca de 87 mil eleitores, distribuídos em 24 locais de votação e 239 seções.
Em seu discurso, o presidente Silmar Fernandes ressaltou a importância do projeto de assunção dos cartórios. “Hoje, estamos inaugurando o 15º imóvel sob a administração total do TRE-SP. Quem ganha com isso é a cidade de Paulínia e seu eleitorado, que agora passa a ser atendido em um local arejado, com boa estrutura e fácil acesso. Os servidores do nosso quadro e os requisitados também ganham um ambiente mais confortável para trabalhar.”
“O novo Cartório Eleitoral de Paulínia é um importante avanço para nossa cidade, oferecendo um espaço mais amplo e acessível para atender a população com mais conforto e eficiência. Parabenizo todos os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral por essa conquista, em nome o juiz eleitoral, Lucas de Abreu Evangelinos”, ressaltou o prefeito Danilo Barros.
O diretor-geral, Claucio Corrêa, enfatizou que cada inauguração tem um significado muito importante. “São inúmeras etapas e diversas áreas envolvidas nesse projeto de assunção dos cartórios. Essa política traz um grande benefício não apenas para um município em específico e sua população, mas também para os servidores, o juiz eleitoral e todos os demais envolvidos no processo eleitoral. É uma grande satisfação participar de mais uma inauguração.”
O juiz eleitoral de Paulínia, Lucas de Abreu Evangelinos, exaltou as novas instalações do cartório. “A estrutura antiga era uma residência adaptada, e agora temos um prédio amplo e totalmente climatizado, praticamente construído para receber o cartório eleitoral. Dessa forma, conseguiremos prestar um serviço público ainda melhor à população.”

Projeto de assunção dos cartórios
A aquisição de instalações próprias e a assunção dos encargos financeiros dos cartórios do estado fazem parte de um projeto implantado pelo TRE-SP em 2022. Atualmente, a maioria das unidades ocupa prédios cedidos pelas prefeituras. Com a iniciativa de assunção das sedes, 44 zonas eleitorais passaram a funcionar em 17 imóveis administrados pelo Tribunal.
Além de Paulínia, o projeto já contemplou zonas eleitorais nas cidades de Franca, Santo André, São Bernardo do Campo, Campinas, Bragança Paulista, Taquarituba, José Bonifácio, Americana, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Agudos, Diadema, Jandira e Piracicaba. Outros dois imóveis já estão funcionando em novos endereços nos municípios de Carapicuíba e Mogi das Cruzes, mas ainda não tiveram sua inauguração oficial. A inauguração de Carapicuíba está prevista para 14 de abril e a de Mogi, para 16 de maio.