sábado, julho 20, 2024
InícioDestaquesPaulínia inaugura Centro Dia para Idosos para atender até 50 idosos; galeria...

Paulínia inaugura Centro Dia para Idosos para atender até 50 idosos; galeria de fotos

Nesta quinta-feira, 04 de julho, a Prefeitura de Paulínia inaugurou o Centro Dia para Idosos, um espaço dedicado a atender 50 pessoas idosas, com 60 anos ou mais, que estejam em situação de violação de direitos, como negligência, abandono e diferentes formas de violência. O centro oferecerá apoio de uma equipe multidisciplinar para auxiliar em atividades diárias como alimentação, mobilidade e higiene, direcionado a idosos sem comprometimento cognitivo ou com alterações cognitivas controladas, classificados nos graus de dependência I ou II pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

O Centro Dia proporcionará diversas atividades, incluindo oficinas, exercícios físicos, jogos, atividades aquáticas, alongamentos, caminhadas, dança, rodas de conversa, sessões de cinema, dinâmicas de grupo, contação de histórias, apresentação de poesias, vivências e memórias, além de palestras, eventos e passeios.

O serviço é tecnicamente referenciado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Paulínia, que será responsável pela seleção das vagas. “O acesso ao Centro Dia será parte do acompanhamento da equipe do CREAS, assegurando a qualidade do acompanhamento dos usuários pela rede socioassistencial”, explicou Rita Coelho, secretária de Assistência Social.

A gestão do centro será realizada pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Pessoa, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro Comunitário BADI. Segundo o prefeito Du Cazellato (PL), o Centro Dia para Idosos integrará a rede de Proteção Social Especial, reafirmando o compromisso da administração com a assistência social e a garantia dos direitos e proteção dos idosos em situação de desproteção. “Este novo equipamento não só oferece um ambiente seguro e de apoio para os idosos, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da dignidade e bem-estar dessas pessoas”, concluiu Cazellato.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda Cazellato, do vice-prefeito Sargento Camargo, do presidente da Câmara Edilsinho Rodrigues, além de outros vereadores, secretários municipais e a presidente da OSC Centro Comunitário BADI, Rita de Cássia Muniz.

O Centro Dia para Idosos está localizado na Rua Aristóteles Costa, 901, no bairro Jardim Fortaleza, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.