sexta-feira, outubro 23, 2026
InícioSem categoriaPaulínia inaugura novo Centro de Oncologia com dez cadeiras de quimioterapia

Paulínia inaugura novo Centro de Oncologia com dez cadeiras de quimioterapia

Unidade conta com sete consultórios e amplia a estrutura para atendimento especializado; cidade também terá mutirão de mamografias a partir do dia 26

Paulínia inaugurou na tarde desta quinta-feira (22) o novo Centro de Oncologia, estrutura destinada ao atendimento de pacientes com câncer. O espaço conta com dez cadeiras de quimioterapia e sete consultórios para médicos e profissionais de diferentes áreas da saúde. A cidade registra, em média, 200 novos pacientes oncológicos por ano, considerando os últimos três anos.

O centro foi projetado para concentrar os atendimentos especializados e melhorar a integração entre as equipes de oncologia clínica e cirurgia oncológica, além de oferecer melhores condições de atendimento aos pacientes e de trabalho aos profissionais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade atenderá casos de oncologia clínica, ginecológica, urológica e gastroenterológica, além de tumores sólidos e doenças onco-hematológicas, com exceção das leucemias agudas.

Durante a inauguração, o prefeito Danilo Barros destacou a importância da estrutura para pacientes e familiares que enfrentam o diagnóstico e o tratamento do câncer.

A entrega ocorreu durante o Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que reforça a importância da prevenção, do acesso à informação e do diagnóstico precoce.

Participaram do evento o vice-prefeito Edilsinho, representantes da Associação Amigos Unidos por Amor Contra o Câncer (AUPACC), Elaine Souza e Marelisse Tramontina, além de secretários municipais, vereadores, pacientes e familiares.

Mutirão de mamografia começa no dia 26

Além da inauguração do centro, Paulínia terá um mutirão de mamografias entre os dias 26 e 29 de outubro, das 8h às 17h, no estacionamento do Hospital Municipal. A ação será retomada nos dias 3 e 4 de novembro.

A previsão é realizar 80 exames por dia, totalizando 480 procedimentos durante o mutirão. Para participar, as pacientes precisam ter encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Segundo as informações divulgadas pelo município, as mamografias são oferecidas às mulheres a partir dos 40 anos, ou antes, conforme avaliação individual. Os agendamentos regulares são realizados dentro do mesmo mês, com prazo médio de espera de aproximadamente 25 dias.

A mamografia é um dos principais exames utilizados na detecção precoce do câncer de mama. A identificação da doença em fases iniciais pode ampliar as possibilidades de tratamento e melhorar os resultados para as pacientes.