segunda-feira, março 9, 2026
InícioDestaquesPaulínia inicia oficinas para construção do Plano Municipal de Habitação

Paulínia inicia oficinas para construção do Plano Municipal de Habitação

A cidade de Paulínia realizará quatro oficinas públicas em diferentes regiões para discutir e construir o Plano Municipal de Habitação (PMH). A primeira acontece nesta segunda-feira, dia 9 de março, a partir das 18h, na Escola Municipal Prof.ª Elvira Cássia de Oliveira, no bairro São José, e será aberta à participação da população.

A iniciativa é da Prefeitura de Paulínia e faz parte das etapas de elaboração do plano que irá orientar as políticas habitacionais do município nos próximos anos. Ao todo, serão quatro encontros em bairros distintos, permitindo que moradores de várias regiões contribuam com sugestões e apontem as principais necessidades relacionadas à moradia.

A primeira oficina será realizada a partir das 18h, na Escola Municipal Professora Elvira, localizada na Rua Mathilde Freitas Bergamaschi, 181, no Jardim São José. Durante o encontro, a população poderá apresentar ideias, relatar problemas e colaborar com propostas que ajudarão na construção do diagnóstico habitacional da cidade.

De acordo com o secretário de Habitação, Marcelo Mello, a participação popular é fundamental para que o plano represente a realidade do município.

“É um momento importante de escuta da população, visando construir este importante plano, que servirá como guia para a implantação de moradias populares na cidade”, destacou.

Plano Municipal de Habitação

Além da oficina no São José, os próximos encontros ocorrerão nos bairros Bom Retiro, Betel e Jardim Ouro Negro, ao longo das próximas semanas de março.

Para a elaboração do primeiro Plano Municipal de Habitação de Paulínia, a Prefeitura contratou em fevereiro a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O objetivo é identificar o déficit habitacional do município e compreender, de forma mais próxima, as demandas da população.

Segundo os técnicos responsáveis pelo trabalho, o plano habitacional vai além da construção de novas casas. A proposta também envolve ampliar o acesso à moradia por diferentes caminhos, como programas de financiamento, regularização e requalificação de unidades já existentes.

Serviço
1ª Oficina do Plano Municipal de Habitação
Data: 9 de março (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Escola Municipal Profª. Elvira Cássia de Oliveira
Endereço: Rua Mathilde Freitas Bergamaschi, 181 – Bairro São José
Evento gratuito e aberto à população