Início Destaques Paulínia realiza mais de 24 mil exames RT-PCRs para Covid-19 no 1°...

Paulínia realiza mais de 24 mil exames RT-PCRs para Covid-19 no 1° semestre de 2021

Paulínia atingiu a marca de 24.509 testes moleculares (RT-PCR) para detecção da Covid-19 no município no primeiro semestre de 2021. Os exames coletados eram encaminhados ao o Hospital Municipal de Paulínia (HMP) para processamento, em média, 4.084/mês ou 135/dia. Em 2020 foram 7.956 exames. O teste é considerado padrão ouro para confirmar ou descartar um caso do novo coronavírus, por identificar o agente da doença na fase aguda, ou seja, quando há maior risco de transmissão.

Em julho de 2020, o HMP ganhou um robô pipetador de material genético e uma leitora de impurezas nas amostras extraídas, aumentando a realização dos testes para Covid-19 por SWAB (cotonete longo e estéril), quando é coletado do paciente secreção nasal e bucal. A Rede Municipal de Saúde ainda ganhou, em abril de 2020, reforço na mão de obra, com a contratação por meio de processo seletivo de 407 profissionais.

A testagem ampla é elemento crucial da estratégia municipal de enfrentamento ao Coronavírus, que segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem três eixos fundamentais: testar, isolar os casos positivos e cuidar dos doentes com eficácia. Esse recorde de testes reflete no aumento de casos positivos na cidade.