Requisitos para a doação são determinados pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir segurança e proteção ao doador e ao paciente
O Hospital Municipal de Paulínia vai receber na próxima quinta-feira, dia 10/2, a 1ª Campanha de Doação de Sangue de 2022. A ação ocorrerá das 8h30 às 12h.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça o convite e destaca que todos os postos de coleta estão seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, com álcool em gel no local e distanciamento social entre os doadores.
De acordo com o Hemocentro Unicamp, em cada doação é coletada uma média de 450ml de sangue, que podem ajudar até quatro pessoas.
Requisitos
Nem todas as pessoas que se propõe a doar sangue atende aos requisitos. Os critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, para proteger o doador e proporcionar a segurança de quem vai receber o sangue.
Requisitos para doar sangue
Quem quiser fazer uma doação de sangue precisa se atentar aos requisitos obrigatórios para ser um doador. São eles:
– Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira – Profissional, Carteira de Habilitação);
– Portar comprovante de endereço completo, incluindo CEP;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos.
– Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável;
– Pesar acima de 50 quilos;
– Estar em boas condições de saúde;
– Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
– Homens podem doar a cada 2 meses, sendo até no máximo 4 vezes no período de um ano. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses, com limite máximo de 3 vezes em um ano.