
A Prefeitura de Paulínia realiza, de 8 a 14 de novembro, uma série de atividades dentro da Semana de Mobilização Nacional contra a Dengue. A programação inclui ações educativas, visitas domiciliares, monitoramento de armadilhas, controle de criadouros e nebulização portátil em diferentes bairros da cidade. O objetivo é conscientizar a população e reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A campanha faz parte de um esforço conjunto das equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (DEVISA) da Secretaria de Saúde, Atenção Básica e Secretaria de Educação, que ao longo da semana estarão em diversas regiões do município realizando atividades de prevenção e orientação aos moradores.
No sábado (8), a mobilização começou com ações de monitoramento de armadilhas instaladas em diferentes pontos da cidade. Já no domingo (9), as equipes atuaram no Bairro São José I, com busca ativa de casos confirmados, controle de criadouros e novas vistorias de armadilhas.
Na segunda-feira (10), as atividades incluíram uma ação conjunta entre DEVISA e Atenção Básica, com estande informativo na UBS Parque da Represa, além de vistoria em imóveis especiais, busca ativa no Bairro Serra Azul e nebulização portátil em áreas de risco do São José.
A terça-feira (11) será marcada por uma ação educativa em parceria com a Secretaria de Educação, com teatro interativo para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEF José Dalmo. Também estão previstas buscas ativas no Bairro Parque da Figueira, vistoria em imóveis e nebulização no Serra Azul.
Na quarta-feira (12), a programação continua no Bairro Jardim Fortaleza, com atividades de controle de criadouros e uma nova apresentação do teatro educativo na EMEF José Dalmo.
Na quinta-feira (13), as equipes estarão no Bairro Jardim Leonor, realizando buscas ativas, vistorias e nebulização portátil no Jardim Fortaleza. E na sexta-feira (14), o encerramento da semana contará com vistorias em imóveis especiais, monitoramento de armadilhas e nebulização no Jardim Leonor.
Durante todo o período, as equipes de saúde reforçam o alerta: a participação da população é fundamental. Pequenas ações diárias podem eliminar os focos do mosquito, como manter quintais limpos, tampar caixas d’água, eliminar recipientes com água parada e lavar com frequência os potes de água dos animais.
“Combater a dengue é uma responsabilidade de todos. Quando cada morador faz a sua parte, protegemos nossas famílias e nossa cidade. Juntos, vamos combater o mosquito!”, destaca a coordenação da DEVISA.

