Início Destaques Paulínia realizará testes rápidos de coronavírus em pessoas com coriza, falta de...

Paulínia realizará testes rápidos de coronavírus em pessoas com coriza, falta de ar, febre e tosse

A partir desta semana, Paulínia começa a realizar testes rápidos de coronavírus em pessoas que estejam com coriza, falta de ar, febre e tosse. Os exames serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O resultado do exame sairá em minutos, permitindo mais agilidade no tratamento do paciente. Caso o paciente teste positivo, seus familiares também serão testados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pacientes internados no Hospital Municipal de Paulínia estão sendo testados desde o dia 18 e funcionários das áreas de saúde e segurança pública que estejam com sintomas gripais também estão sendo testados desde o dia 22.

“Um dos grandes problemas no combate ao coronavírus é a falta de testagem. Compramos 20 mil kits e assim poderemos ter informações que nos possibilitem agir com mais qualidade. Com certeza, estamos salvando muitas vidas”, comentou o prefeito Du Cazellato (PL).

Treinamento – Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passaram  na semana passada por um treinamento sobre como realizar o teste rápido para coronavírus.

Segundo o secretário de Saúde, o médico Fábio Alves, com a capacitação feita, o próximo passo é separar as fichas de notificação dos pacientes identificados com síndrome gripal, chamar esses pacientes por telefone e dar início à testagem dos munícipes. 

Esses pacientes e seus familiares serão monitorados pelas equipes das UBS, que realizarão os testes de todos os casos de síndromes, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Quem poderá fazer o teste? – O profissional da saúde, segurança ou munícipe precisa estar com sintomas gripais, informar a Unidade Básica de Saúde ou Hospital Municipal de Paulínia e no nono dia, será contatado pela Vigilância em Saúde, para que possa fazer o exame. Familiares também serão testados caso o resultado aponte positivo para Covid-19.

O Tele Atendimento da Saúde ficará à disposição de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, para orientações e informações.

20 mil kits comprados – A prefeitura fez uma compra de 20 mil testes rápidos no valor de R$ 1.780.000,00 (um milhão, setecentos e oitenta mil reais). O contrato foi assinado dia 1° de abril. A empresa responsável já entregou 2500 kits. Todo o processo está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em comparação com outras cidades da região, Paulínia foi a cidade que comprou a maior quantidade de testes, o que irá permitir uma testagem em massa e um melhor direcionamento dos recursos.