sexta-feira, julho 19, 2024
InícioDestaquesPaulínia recebe 10 novos respiradores doados pelo Governo de São Paulo

Paulínia recebe 10 novos respiradores doados pelo Governo de São Paulo

Paulínia recebeu nesta segunda-feira (15), o reforço de 10 respiradores para abertura de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital Municipal de Paulínia, para auxiliar no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Eles foram enviados pelo Governo do Estado de São Paulo.  Com mais estes ventiladores pulmonares, Paulínia passa a contar com 29 aparelhos.

Os novos equipamentos vão oferecer atendimento adequado e salvar vidas de pacientes contaminados pelo coronavírus que estão em estado grave. Os respiradores foram encaminhados ao HMP, pois o mesmo realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações pela doença e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

No final de abril, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris (PSDB), já havia solicitado ao governo do Estado o envio de respiradores para todos os 20 municípios da RMC (região metropolitana de Campinas). Os equipamentos começaram a chegar na semana passada. Dez municípios já foram atendidos.

Paulínia pertence a macrorregião de Campinas, que é subdividida em três DRSs (Departamentos Regionais de Saúde), que são subordinados à Secretaria de Estado da Saúde. Cada um deles determina capacidade de atendimento, transferências de pacientes e remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs nos municípios. A área do DRS de Campinas é formada por 42 cidades.

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, os novos respiradores serão distribuídos dentro do Hospital Municipal, garantindo a ampliação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19, seguindo o Plano de Contingência Regional, permitindo o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, para que o Governo Federal possa fazer o custeio dos mesmos, aumentando a capacidade de salvamento da cidade e minimizando o impacto financeiro do município relacionado ao coronavírus.

“Salvar vidas sempre foi prioridade desta gestão e todos os esforços possíveis foram e estão sendo feitos. Agradecemos ao Estado pelos equipamentos e seguimos trabalhando para reforçar o sistema único de saúde municipal, principalmente com investimentos permanentes”, comentou doutor Fábio Alves, secretário de Saúde.

Os aparelhos foram entregues sob escolta da Tropa de Choque da Polícia Militar diretamente no Hospital Municipal de Paulínia.

 Operação de testagem
A Secretaria de Estado da Saúde montou uma grande operação logística e técnica que inclui a montagem, testagem e calibragem dos equipamentos recebidos. A ação está sendo executadas pelas equipes de engenharia clínica do Hospital das Clínicas e da Secretaria Estadual e permite que os respiradores sejam entregues aos hospitais já em condições para uso imediato.