Início Notícias Cultura Paulínia recebe a 30ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra...

Paulínia recebe a 30ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra entre os dias 8 e 10 de março

30 operações culinárias entre delícias bem caipiras e comidas variadas, dez atrações culturais gratuitas na pegada “caipira and rock”, Roda de Conversa sobre o papel e a voz da mulher do campo e Momento de Fé: imperdível e para toda a família

O Parque Brasil 500, em Paulínia, recebe entre os dias 8 e 10 de março, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra. A marca celebra a 30ª edição e promete entregar ao público os melhores quitutes da roça – comida caipira de verdade, dos tachos e dos discos de arado e do fogo de chão – e shows de balançar as estribeiras da família todinha. Das 18h de sexta-feira (8/3) às 22h de domingo (10/3), no entorno do Teatro Municipal, a programação trará dez atrações culturais e 30 operações culinárias, além de muita diversão para as crianças e produtos artesanais rurais. A entrada é gratuita (paga o que consumir) e o espaço é acolhedor aos pets.

O evento marca o início do Circuito 2024 de Sabores da Terra e revigora o desejo da Elo Produções em levar a melhor experiência às pessoas: a #FoodVibeElo. O festival conta com patrocínio da Cervejaria Hebling e da Castelo Alimentos, além do apoio do Sleep In Paulínia, do Paulínia Instagram, da General Clean e da Prefeitura Municipal de Paulínia.

Nesta 30ª edição, realizada em meio às homenagens do Dia Internacional da Mulher (8/3), a programação musical estará mais conectada às raízes caipiras e ao feminino. No sábado (9/3), às 20h, o palco principal trará muita festa sob o comando das sertanejas de vozeirão poderoso Camila & Raquel – As Furiosas. Nos bastidores, é certa a torcida e a vibração das mulheres que compõem tanto o staff da Elo Produções quanto a dinâmica da comedoria: “36 das 46 operações que estão conosco no Circuito Sabores da Terra 2024 são lideradas administrativa ou financeiramente por mulheres. Nosso contexto é muito feminino, quanta energia”, orgulha-se Renata.

E qual é a #FoodVibeElo? Nas cidades que acolhem o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, ela tem gostinho de torresmo de rolo bem crocante, de pernil à moda caipira, de broa quentinha e de toda a boa comida que faça ritmar os pés com a música que ganha o todo o espaço. É vibe de alegria sincera e reconexão. “Não há qualquer possibilidade de seguir com Sabores da Terra sem fazer algo que possa melhorar a vida das pessoas. Essa é a nossa missão. Acredito que estimular quem nos visita a pensar sobre o cotidiano das mulheres que vivem no meio rural, e a entender as dificuldades e os sonhos dessas pessoas nos motiva, sobretudo no final de semana em que as mulheres são celebradas”, adianta a relações públicas Renata Tannuri Meneghetti, diretora da Elo Produções e idealizadora do festival.

O objetivo da marca, em 2024, é estruturar toda a programação cultural sobre o alicerce do conhecimento compartilhado. “Queremos promover cada vez mais encontros educativos em que a culinária caipira possa nos conectar a valores essenciais como a gentileza e a valorização do ser humano”, decreta Renata.

Para marcar a iniciativa, no domingo (10/3), às 15h, haverá uma Roda de Conversa com convidadas muito especiais com o tema “O Universo Caipira Passa Pelo Feminino”. No centro dele, a culinária, palavra tão feminina que serve como elo entre os atores da cadeia do alimento e nos coloca para pensar nos papéis que desempenhamos. Já estão confirmadas nesta prosa as participações da jornalista gastronômica Érika Soares, do portal Entre Sabores; da agrônoma Susanna Ulson, produtora rural e idealizadora da marca Maria Preta (Campinas – SP), que produz iguarias com derivados de jabuticaba; da também engenheira agrônoma Andreia Collaço, extensionista rural do estado atuante há 20 anos nas cidades de Campinas, Vinhedo e Valinhos; e da jornalista Tábata Corso, que acompanha há cinco anos o movimento enológico e vitivinicultor na região de Jundiaí (SP) e atende o setor gastronômico rural. A mediação desta conversa será realizada por Érica Araium, jornalista e idealizadora de Diálogos Comestíveis, empresa que, desde 2016, cuida da gestão de comunicação de diversas marcas, entre elas, a Elo Produções.

Em seguida à Roda de Conversa do domingo, será tempo de botar as mãos na terra durante um aulão aberto a todos os interessados que quiserem montar e manter uma horta bem funcional em casa.

MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO MUSICAL
A abertura dos shows, na sexta-feira (8/3), às 20h, será da energizante banda 220 Volts – Capital Inicial Cover, que tem conquistado fãs no Interior de São Paulo.

No sábado, às 15h, Robson Furiozo, maestro da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos, conduz uma animada prosa musical com convidados e, em seguida, a Orquestra de Amigos Violeiros de Paulínia sobe ao palco. No domingo, a banda Jeitão Caipira, de Itatiba (SP), que surpreendeu os paulistanos em 2023, volta ao palco da Elo Produções para uma apresentação emocionante, que servirá de abertura ao Momento de Fé, um dos pontos altos da programação. Como de costume, ele é marcado pela entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a cantoria, tal acontece em romarias, brasis adentro. O “Cordão Peregrino”, inaugurado em São Paulo, em 2022, já coleciona mais de 5 mil pedidos: as fitinhas atadas aos seus 30 metros de comprimento serão distribuídas minutos antes da celebração.

E tem mais rock brasileiro no palco na noite de domingo (10/3) do festival, às 20h, com a querida banda Faroeste Caboclo (Legião Urbana Cover). “Como fizemos questão de mostrar em Sampa, na edição anterior de Sabores da Terra, os riffs e as cordas da viola caipira se dão, sempre, muito bem”, comemora Renata.
COMIDA CAIPIRA E OPÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA
Além dos pratos caipira “raiz” de cinco operações, o evento conta com opções diversas para atender a outros gostos, de forma acolhedora.

São exemplos as coxinhas de sabores variados, os espetinhos, as batatas recheadas e os hamburgueres, além dos doces de perder o juízo. Os de tacho, claro, são os altamente recomendáveis pela conexão caipira-moderno que estabelecem, mas há sorvetes para aplacar o calorão, churros e até raspadinha para aplacar a vontade daquele docinho geladinho num intervalo da extensa programação.

Para beber, além de chopes artesanais de vários estilos da Cervejaria Hebling, de Limeira/SP, caipirinhas, sucos naturais de frutas e de milho e bares com água, refrigerantes e água de coco.

30ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra OPERAÇÕES GASTRONÔMICAS

ALAMEDA SALGADA
Comidas bem caipiras
1 – Costela fogo de chão – suculentas costelas preparadas em fogo de chão por horas até ficar desmanchando e, claro, aquele torresmo de rolo crocante. Nessa estação, você degusta porções mistas de costela com linguiça artesanal e torresmo e pratos com arroz e farofa.
2 – Rancho Caipira – fava tropeira, arroz de costela, galinhada pra lamber os beiços, aquela paella caipira caprichada, linguiça bem artesanal, carne de sol com macaxeira e o tradicional bolinho caipira, o mais querido da festa.
3 – Derivados do Milho – milho cozido, pamonha, curau, suco de milho, broas, bolo e um caldo de cana tiradinho na hora.
4 – Sanduíches – de pernil à moda caipira, desfiado na baguete com queijo e vinagrete; de linguiça bragantina com queijo e vinagrete.
5 – Joelho de porco – em generosas porções ou naquele lanche bem caipira.


6 – Coxinhas – um cardápio completo com as mais variadas coxinhas feitas na hora com massa de mandioca ou batata. Os sabores vão desde o tradicional frango caipira até a de costela.
7 – Espetinhos e lanche de churrasco – uma churrasqueira em brasa de onde partem espetinhos de todos os sabores bem quentinhos e artesanais.
8 – Pastel – barraca com o “mió pastel” de feira.
9 – Hambúrguer – defumado, artesanal e com sabores e ingredientes especiais da roça.


1 – Cachaças e licores artesanais
2 – Queijos artesanais
3 – Pedras exóticas
4 – Mel

Alameda do Açúcar
1- Ilha com cascata de chocolate servindo espetos de frutas com chocolate e fondue
2 – Crepe doce recheado
3 – Churros com Nutella e muitas outras variações de chocolate
4 – Churros espanhol com calda de chocolate
5 – Cookies Axolotl, sanduíche de cookie com sorvete
6 – Doces artesanais de Guaratinguetá
7 – Tabuleiro de paçoca e pé de moleque
8 – Maçã do Amor
9 – Docinhos variados
10 – Cocadas
11 – Milk Shake, sorvete e raspadinha
12 – Pipoca e algodão doce


1. Cerveja artesanal (vários estilos)
2. Caipirinhas
3. Sucos naturais
4. Suco de milho
5. Bares com água e refrigerantes
6. Água de côco

Programação Musical
Sexta, 8/3

19h45 – Cia Texas Cowboys 20h – 220 Volts – Capital Inicial

Sábado, 9/3
13h – Set List Sabores 14h Desafio Musical
15h – Robson Furiozo e Convidados
17h – Orquestra de Amigos Violeiros de Paulínia 20h – Camila & Raquel – As Furiosas

Domingo, 10/3

13h – Jeitão Caipira
14h – Momento de Fé – Entrada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 15h – Roda de Conversa – O Universo Caipira Passa Pelo Feminino
17h – Oficina de Horta – Aulão Aberto
20h – Banda Faroeste e Caboclo – Legião Urbana Cover (encerramento)

O QUÊ: 30ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra
ONDE: Theatro Municipal de Paulínia. Endereço: Av. Prefeito José Lozano Araújo, 1.551 – Parque Brasil 500, Paulínia (SP).
Quando: sexta-feira (8/3), das 18h às 22h; sábado e domingo (9 e 10/3), das 12h às 22h.
Entrada: gratuita. Pede-se a doação de livros.
Patrocínio: Cervejaria Hebling e Castelo Alimentos
Apoio: Prefeitura Municipal de Paulínia, General Clean, Paulínia Instagram e Sleep Inn Paulínia
Realização: Elo Produções | @eloproducoes | #FoodVibeElo | Instagram: @saboresdaterrafgi | #OrgulhoDeSerCaipira Contato: renata@eloproducoes.com.br | (19) 99733-1398