Início Notícias Cidades Paulínia recebe certificado como “Município Resiliente” do Governo do Estado de SP

Paulínia recebe certificado como “Município Resiliente” do Governo do Estado de SP

Cerimônia de entrega do Prêmio Municípios Resilientes em solene no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo | Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, conquistou em junho (22), o certificado como “Município Resiliente”, em evento solene no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A premiação faz parte da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que avalia a maturidade da Administração Municipal na gestão de riscos e desastres naturais.

Durante o evento, 66 cidades que obtiveram 70 pontos ou mais receberam certificados de Municípios Resilientes. A aferição é feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do programa Município Verde Azul, do Governo de São Paulo, e da campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas.

A campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que contemplou Paulínia com o certificado de resiliência pela Defesa Civil Estadual, é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A gratificação é concedida a partir da aferição realizada com base nos indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do programa Município VerdeAzul.

O objetivo da campanha é assegurar que as cidades paulistas aprimorem, constantemente, suas ações de redução de riscos, minimizando possíveis crises de maneira inclusiva, segura, resiliente e sustentável até 2030. Esse desenvolvimento contribui diretamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.

O programa foi criado em 2019 para estimular os municípios paulistas a adotar políticas e ações de redução de risco de desastre e ampliar o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos.

Nesta edição, os três municípios com maior pontuação e que recebem o prêmio são: Campinas com grau ouro; São José do Rio Preto, com grau prata; e Vinhedo, com grau bronze. Já os municípios de Estiva Gerbi, Santo Antônio da Alegria e Bebedouro tiveram destaque na evolução da resiliência.