Início Destaques Paulínia recebe evento da Unicamp voltado à qualidade de vida da terceira...

Paulínia recebe evento da Unicamp voltado à qualidade de vida da terceira idade


Evento gratuito acontece dia 14 de maio, das 8 às 12h, no Teatro Municipal

Paulínia recebe nesta segunda-feira, dia 14 de maio, das 8 às 12h, no Theatro Municipal, a abertura das atividades do Programa UniversIDADE da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento é voltado à qualidade de vida da terceira idade. Os convites gratuitos podem ser retirados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Secretarias Municipais.

A proposta do programa é proporcionar às pessoas da comunidade interna e externa da Unicamp, condições para a pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, por meio de atividades interdisciplinares que contemplam a prevenção, estimulação e capacitação do desenvolvimento físico e emocional que buscam a longevidade e a qualidade de vida.

Durante toda a manhã o público presente poderá acompanhar as atividades, como a apresentação do Coral Zíper na Boca da Unicamp, Mesa de Cientifica “Quem pode ter um AVC – Cuide do seu cérebro” com a palestrante Aline Camargo, mestrando do curso de neurociência da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, além de apresentação cultural.

Também haverá apresentação da equipe do Programa UniversIDADE e participação da professora Li Li Man, da professora e coordenadora do projeto UniversIDADE, Kátia Stancato e da coordenadora adjunta, Isabel Cristina Araújo Floriano, que vão abordar o acolhimento, a inclusão de pessoas, o combate à discriminação, a exclusão social e a inatividade de pessoas após a aposentadoria.

Programa UniversIDADE
O projeto UniversIDADE é um programa de qualidade de vida que tem como objetivo principal oferecer as pessoas da meia idade, a partir dos 50 anos, e da terceira idade atividades voltadas à educação acadêmica das áreas de educação, biologia, filosofia, social, cultural, enfermagem, médica, fisioterapia, economia e correlatos.

Programação:
8h30 – Recepção dos convidados

9h30 – Abertura – Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, Prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho e secretário de Saúde de Paulínia. Dr. Yanko Gonçalves Melo
10h – Apresentação do Coral Zíper na Boca – Unicamp
10h30 – Mesa científica “Quem pode ter um AVC – Cuide do seu cérebro”
Presidente da Mesa: Profa. Dra. Kátia Stancato, Coordenadora do Programa UniversIDADE da Unicamp
Palestrante: Aline Camargo, Mestranda do curso de Neurociências da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
11h – Apresentação da equipe do Programa UniversIDADE – PROEC – Unicamp
11h30 – Apresentação Cultural
12h – Confraternização