
Paulínia recebe, nesta terça-feira, 14 de abril, a primeira reunião de 2026 do PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Conduzido pela Defesa Civil, o encontro acontece a partir das 9h, no Salão Nobre da Prefeitura de Paulínia (Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551, Parque Brasil 500).
A ação tem como objetivo reunir órgãos públicos e empresas da cidade para o alinhamento de ações de prevenção. O PAM em Paulínia é composto por 28 empresas que, juntas, elaboram procedimentos e ações com o objetivo de garantir a segurança e auxiliar todos os integrantes do grupo de forma rápida e efetiva em situações de emergência que exigem apoio externo.
“Paulínia é um polo industrial muito grande e, por isso, temos uma região com potenciais riscos específicos que precisam ser trabalhados. É fundamental que haja um plano de prevenção e cooperação entre todos os envolvidos em caso de ocorrências inevitáveis. Para isso, temos o PAM”, explica o secretário da Defesa Civil da cidade, Toní Guimarães.
O que é um Plano de Auxílio Mútuo?
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) consiste na união entre empresas, governo e comunidade para formar uma instituição sem fins lucrativos, que visa auxiliar no atendimento emergencial oferecido pelo poder público, como o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, sempre que são acionados para atender ocorrências.
A proposta é disponibilizar pessoal treinado, além de materiais e equipamentos adequados, para atuação rápida e coordenada, permitindo resposta imediata a situações críticas até a chegada dos socorristas. Como o tempo é um fator determinante nessas situações, a estratégia é considerada fundamental, especialmente em complexos industriais, onde os riscos são maiores.

