
Volume registrado entre quinta e sexta-feira provocou transtornos em diferentes pontos da cidade; previsão indica novas pancadas neste sábado
Paulínia registrou 78 milímetros de chuva entre quinta e sexta-feira, provocando transtornos em diferentes pontos da cidade. Entre as ocorrências estão fiação rompida na região central, uma via interditada e um ponto de alagamento.
No Centro, uma fiação foi rompida e exigiu atenção de motoristas e pedestres. Já no Jardim Vista Alegre, a via está interditada no cruzamento da Avenida José Paulino com a Rua Manoel de Souza Filho, em frente à Praça da Amizade (Ariosto Piva).
Outro ponto que apresentou alagamento foi a região da ponte sobre o Ribeirão das Anhumas, na Avenida Doutor Roberto Moreira, a aproximadamente 250 metros da entrada da empresa Rhodia.
A situação exige atenção principalmente de motoristas que circulam por áreas próximas a córregos, pontes e locais com histórico de acúmulo de água.

Previsão mantém alerta para chuva
A instabilidade deve continuar neste sábado (12). O Departamento de Meteorologia da Defesa Civil do Estado de São Paulo indica possibilidade de pancadas de chuva de moderadas a fortes, inclusive na região de Campinas.
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, uma nova frente fria deve chegar à região e contribuir para a manutenção e intensificação da instabilidade ao longo do dia.
Além da chuva, há possibilidade de descargas elétricas e rajadas pontuais de vento.
A Defesa Civil também acompanha as condições hidrológicas na região. Chuvas registradas em municípios da bacia podem contribuir para a elevação do nível do Rio Atibaia, com reflexos especialmente em áreas próximas ao curso do rio.

Cuidados durante a chuva
A recomendação é evitar áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas e nunca tentar atravessar ruas, avenidas, pontes ou trechos alagados, seja a pé ou de veículo.
Durante tempestades, a população deve procurar abrigo em uma construção segura e permanecer longe de árvores, postes, torres, muros, estruturas metálicas, coberturas, placas e fachadas que possam oferecer risco durante rajadas de vento.
Em caso de raios, também é recomendado evitar permanecer em áreas abertas.
Moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a sinais como rachaduras em paredes ou terrenos, inclinação de árvores, postes ou muros e surgimento de água em locais incomuns.
A orientação é acompanhar as previsões e os alertas dos órgãos oficiais, especialmente da Defesa Civil e do Cepagri.
Como receber os alertas
A população pode receber mensagens de emergência diretamente no celular por meio do Cell Broadcast, sistema que envia alertas para aparelhos compatíveis localizados em áreas de risco, sem necessidade de cadastro.
Outra opção é o serviço de SMS da Defesa Civil. Para receber os alertas, basta enviar o CEP da região de interesse para o número 40199.
Em caso de emergência
199 – Defesa Civil: alagamentos, inundações, quedas de árvores e outras ocorrências relacionadas a desastres.
193 – Corpo de Bombeiros: incêndios, resgates e outras situações de emergência.
40199 – Defesa Civil por SMS: envie o CEP para receber alertas de risco no celular.

