Paulínia apresentou um volume de chuvas de 60 milímetros (mm) em 45 minutos, na tarde desta quinta-feira, 2. As informações são da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDEC). A previsão é válida até esta sexta-feira, 3. O alerta deve-se a passagem de uma nova frente fria sobre o Estado.
Foi registrado quedas de árvores, de poste e alagamentos em vários pontos da cidade, tais como na Rua São Bento, Avenida José Paulino – próximo ao Supermercado Assai e ponte do Rio Atibaia -, Avenida Osvaldo Batista Piva, nas duas pistas sentido Monte Alegre/Bom Retiro/Monte Alegre, Avenida Paulista, Avenida João Aranha e nos bairros Bom Retiro, São José, Morro Alto, Cooperlotes e Monte Alegre (Poliesportivo).
Nenhuma morte foi registrada. Na manhã desta sexta-feira (3), as equipes da Defesa Civil continuam nas ruas servindo aos paulinenses. Funcionários do Consórcio Paulínia Sempre Limpa seguem trabalhando retirando lama, galhos, lixo e outros resíduos.
Segundo dados meteorológicos, Paulínia e outras cidades vizinhas poderão, nas próximas horas, ter pancadas volumosas de chuvas, podendo vir acompanhas de ventos, descargas elétricas e, inclusive, condição para granizos.
A Defesa Civil de Paulínia iniciou, no dia 1º de dezembro, a “Operação Verão 2020”. Voltada para a prevenção, a operação vai até o final de março, quando as chuvas começam a ficar mais escassas, marcando o início das estações outono e inverno.
Uma lei municipal de 2009 regulamentou a realização da “Operação Verão”. A lei prevê diversas ações municipais caso a cidade registre algum evento causado pelo excesso de chuvas e ventos fortes.
De acordo com relatório do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Paulínia registra baixa suscetibilidade natural para ocorrência de deslizamentos. A única preocupação são enchentes no rio Jaguari, mas há monitoramento constante.
Em Paulínia, a Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias, com equipes treinadas para atender a todo o tipo de ocorrência, desde queda de árvore até destelhamento por vendaval, enchentes, inundações e deslizamentos. O telefone para atendimentos da Defesa Civil em Paulínia é 199 ou (19) 3874-1516.