quinta-feira, junho 13, 2024
InícioDestaquesPaulínia registra primeira morte por covid-19

Paulínia registra primeira morte por covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (22/4) a primeira morte em Paulínia com resultado positivo para covid-19. A vítima é um homem de 73 anos, aposentado e morador da cidade, com várias doenças crônicas – hipertenso, diabético e ex-fumante.

Ele deu entrada no Hospital Municipal de Paulínia (HMP) às 20h15 de quarta-feira, 25. A família acionou o Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Durante o trajeto, o paciente entrou em parada cardiorrespiratória, evoluindo para óbito às 20h40.

Antes de acionar o APH do Hospital Municipal de Paulínia, apresentou sintomas de dor no corpo, febre e diarreia, e procurou um hospital privado em Campinas na quarta-feira, 18. O Hospital classificou como caso suspeito Covid-19, com imagem de tomografia computadorizada sugestiva. O homem foi orientado a isolamento domiciliar e quarentena.

O HMP à época solicitou exame de SWAB (secreção nasal e bucal) para diagnóstico de Covid-19 do paciente falecido, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.

O resultado positivo torna-se público nesta quarta-feira, 22. O óbito era considerado suspeito e foi divulgado no Boletim do dia 26 de março.

Outros óbitos descartados

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (CPEC) destaca que outros óbitos que eram considerados suspeitos, também foram descartados. Idade, sexo e iniciais abaixo.

  1. C., 87 anos, sexo masculino;

G.M.G.S., 57 anos, sexo feminino;

I.R.L, 25 anos, sexo feminino;

J.L.M, 71 anos, sexo masculino;

H.F., 87 anos, sexo masculino.

 

Tanto o óbito positivo, como os óbitos que testaram negativo para Covid-19, foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, via exame de SWAB.

 

É de extrema importância que a população siga todas as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, reforçando as medidas de higiene e evitando aglomerações.