De acordo com dados da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), Paulínia terminou setembro com redução em todas as modalidades de furtos. Roubos em geral e de veículos também recuaram. Número de prisões realizadas pelas polícias paulinenses aumentou.
O resultado pode ser atribuído à atuação conjunta da Guarda Municipal com as polícias Civil e Militar, que permite maior efetividade no combate ao crime. A atuação conjunta das forças de segurança foi iniciada em 2015. Semanalmente, as equipes da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar se reúnem para analisar as ocorrências, montar estratégicas de combate e novas operações de segurança ostensiva, como blitze.
Os roubos em geral recuaram 91,11%, com a diferença de 41 ocorrências. O número passou de 45 para 4. A tendência se estendeu para os roubos de veículos, que tiveram 4 registros no nono mês deste ano, contra 10 em igual período do ano passado (-60%). Os dois indicadores apresentaram os menores números da série histórica.
A queda atingiu, também, o indicador de furtos em geral, que caiu 6,15% no período. O número passou de 65 para 61 – 4 ocorrências a menos. Já os furtos de veículos diminuíram 60%, com o registro de 10, ante 25. O número é o menor da série histórica.
Outros indicadores
Em setembro foram contabilizados 7 casos estupros, totalizando 26 ocorrências de janeiro a setembro deste anos. Nesse mês também foram registradas 17 casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito.
Produtividade
O trabalho das polícias paulinenses, em setembro, resultou em 57 prisões, sendo que 50 infratores foram apreendidos em flagrantes. Também foram registrados 21 flagrantes por tráfico de drogas. No período, 2 armas ilegais foram retiradas das ruas.