sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioDestaquesPauliprev realizará eleição suplementar para conselheiro administrativo

Pauliprev realizará eleição suplementar para conselheiro administrativo

Podem concorrer somente servidores públicos municipais estatutários aposentados de Paulínia que tenha Certificação CPA-10 até a posse; a previsão é que a votação ocorra dentro de 60 dias

O Pauliprev – Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia – realizará em até 60 dias eleição suplementar para escolha de conselheiro administrativo representante dos servidores estatutários inativos (aposentados) da municipalidade (Prefeitura e Câmara). Quando eleito, cada conselheiro eleito tem mandato de três anos e recebe por mês R$ 2.422,85.

Os conselheiros inativos (eleito e suplentes) não apresentaram o certificação CPA-10 em 180 dias, após a posse, como determina a Lei Complementar 69/2018. O edital com as regras do pleito está sendo elaborado pela comissão eleitoral e será disponibilizado tão logo esteja pronto. Poderão votar todos os servidores estatutários, ativos e inativos (aposentados) do município de Paulínia.

Podem se candidatar ao cargo de conselheiro aposentados que recebam seus proventos pela Pauliprev. Além desse requisito, o candidato deverá possuir, obrigatoriamente na data de sua posse, certificação CPA-10, obtida em exame realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA. Essa exigência atende o artigo 8-B da Lei 13.846/2019 que altera a Lei 9.717/1998 que trata das regras gerais de organização e funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência Social e dispositivos da Lei Complementar 69/2018.

O candidato deve também ter capacidade civil para a prática de todos os atos da vida civil; ser servidor estatutário inativo; não desempenhar cargo de provimento em comissão, quando integrar o colegiado mediante eleição; não ocupar qualquer cargo em partido político; não desempenhar cargo eletivo remunerado; ter escolaridade mínima correspondente a nível médio; não ter sido processado criminalmente por crime contra o patrimônio público ou privado, crime contra o sistema financeiro nacional e condenado em primeira instância, e não ocupar cargo de Secretário Municipal ou de direção de entidades da administração indireta do Município.

 

Certificação CPA 10

A CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento, tenham conhecimento do mercado.

O exame é aplicado pela ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras financeiras. Criada em 2009, a associação é responsável pela Certificação CPA 10. Trata-se de um exame com 50 questões, cuja aprovação requer 70% de acertos. A prova tem que ser agendada e é realizada em uma sala de Informática após o interessado inscrever-se no site da instituição e pagar a taxa do exame. Mais informações neste link: https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/agende-o-exame.htm.

Lei Complementar 69/2018 – Por meio da Lei Complementar 69/2018, sancionada pelo então prefeito Du Cazelatto (PSDB) no final de 2018, a autarquia passou a ser gerida 100% servidores estatutários da Prefeitura de Paulínia. Em 19 anos de existência, esta foi a primeira vez que a autarquia realizada eleições para escolher seus membros dos Conselhos.