quinta-feira, outubro 9, 2025
InícioCulturaPavilhão de Eventos de Paulínia ganha nova vida após 11 anos abandonado

Pavilhão de Eventos de Paulínia ganha nova vida após 11 anos abandonado

Espaço histórico do Parque Brasil 500 passa por reforma de R$ 12 milhões e promete movimentar o turismo de eventos na região

Após mais de uma década fechado, o Pavilhão de Eventos “Maria Rita Ferraro Fávero”, em Paulínia, começa a ganhar nova vida. Localizado no Parque Brasil 500, a 119 quilômetros da capital paulista, o espaço está passando por uma ampla reforma avaliada em R$ 12 milhões, e promete se tornar um dos principais polos de eventos do interior paulista.

Palco de grandes atrações no passado, como carnavais, gincanas, palestras e shows memoráveis — incluindo apresentações de Roberto Carlos, Caetano Veloso e o Especial Amigos, com Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano, com participação da cantora Simone — o local esteve abandonado desde 2014, após interdição judicial a pedido do Ministério Público, por problemas estruturais. Recentemente do lado externo ressurge com festas de rodeios, pagode e samba.

Com previsão de entrega para os próximos meses, o novo pavilhão será uma alternativa moderna e coberta para sediar grandes eventos culturais, corporativos e religiosos. Sua localização é estratégica: fica a apenas 30 minutos do Aeroporto de Viracopos e próximo às principais rodovias do país, além de estar integrado ao Teatro Municipal, que serve como estrutura de apoio para produções de médio e grande porte.

O pavilhão integra o Complexo Parque Brasil 500, uma área com 1,7 milhão de m² de verde preservado, ideal para grandes celebrações e encontros. A reforma contempla a cobertura e revitalização da estrutura, possibilitando a realização de eventos mesmo em períodos de chuva ou com exigências técnicas específicas.

Mais do que resgatar um espaço icônico da cidade, a requalificação do Pavilhão de Eventos representa um novo momento para Paulínia: de resgate da cultura, estímulo ao turismo e geração de oportunidades para a economia local.