Início Notícias Ambiente Período de seca aumenta os riscos de incêndios em Paulínia

Período de seca aumenta os riscos de incêndios em Paulínia

A baixa umidade relativa do ar segue aumentando
o risco de incêndios florestais e em terrenos

Com o período de seca em Paulínia, aumentam os riscos de incêndios. Autoridades alertam que determinados materiais ou lixo que forem descartados nas matas podem ocasionar grandes incêndios. A vegetação predominante na cidade é o cerrado, que na estiagem fica suscetível a queimadas. 

A Defesa Civil de Paulínia atua diariamente nas áreas rurais do município para coibir todo e qualquer ato lesivo ao meio ambiente, pois o fogo ainda é o principal responsável pelo desmatamento, já que muitas dessas queimadas são ilegais.

A vegetação seca faz com que o fogo se espalhe rapidamente. O tempo continua seco, por isso é preciso que todos contribuam, não ateando fogo no mato ou em folhas, pois uma simples fogueira pode se tornar um grande incêndio.

A conservação é uma das ações importantes de prevenção e combate a incêndios que venham a ocorrer em parques e áreas verdes da cidade. A finalidade é proteger toda a diversidade da flora e fauna.

Por isso a prefeitura reforça a importância de a comunidade colaborar e não colocar fogo em terrenos e vias. Além do risco de danos ambientais e materiais, outro dos principais problemas é o risco à saúde, principalmente daqueles com problemas respiratórios, crianças e idosos.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros instruem a população a não lançar pontas de cigarro pela janela do carro. Não acenda fogueiras e velas próximos a áreas verdes e o faça apenas após limpar a região. Em caso de incêndios, ligue 193, 199 ou (19) 3874-1516.